Livros AQA: Erika Verzutti

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Depois de participar de relevantes mostras internacionais, como a Bienal de Veneza e uma mostra panorâmica dedicada à obra no Centre Pompidou, Erika Verzutti ganhou sua segunda publicação editada pela Cobogó – versão brasileira do livro publicado pelo museu francês com algumas novidades extras como um encarte com imagens da exposição em Paris.

Organizado por Christine Macel, curadora-chefe do museu Centre Pompidou, o livro intercala imagens das obras com depoimentos de Verzutti e desenhos preparatórios, com uma visão abrangente sobre seu trabalho. A publicação é bilíngue (em português e inglês) e conta com ensaios de Macel, José Augusto Ribeiro e Chris Sharp, além de uma cronologia completa assinada por Fernanda Brenner que acompanha de perto a carreira da artista desde 1992.

“Sua obra singular, repleta de evocações de animais, frutas e elementos vegetais, reivindica a irreverência, a sensualidade venusiana e a liberdade, na contracorrente de uma tendência modernista e conceitual (…) A parte ‘feminista’ do trabalho de escultura de Verzutti também constitui um aspecto fundamental de sua obra, invertendo por vezes os gêneros, ao mesmo tempo que brinca com o fascínio pelo feminino e todos os seus clichês. Aqui, mais uma vez, sua liberdade se quer absoluta, provocante, repleta de alegria e ironia” , explica Maciel.

Garanta já o seu livro e mergulhe no universo potente, ambíguo e plástico desta artista brasileira cujo trabalho nasce cheio de referências da história da arte nacional, mas alcança uma linguagem universal.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support