MAC-USP apresenta conferência internacional sobre gravura

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Organizado pelo Museu de Arte Contemporânea da USP e com a coorganização da Terra Foundation for American Art, a Conferência Internacional Atelier 17 – a Gravura no Brasil e nos Estados Unidos: 1900 a 1950. O evento acontece no MACUSP nos dias 11 e 12 de abril de 2019, e será realizado no escopo da exposição Atelier 17 e a Gravura Moderna nas Américas, que está em cartaz no museu até 2 de junho de 2019. A organização também promove o mini-curso gratuito As Mulheres do Atelier 17 com a curadora independente norte-americana Christina Weyl e a produção de uma publicação bilíngue (português/inglês).

A gravura moderna norte-americana vivenciou um período sem precedentes na primeira metade do século XX, em parte devido ao surgimento de estúdios profissionais, departamentos de gravuras em universidades dos EUA e associações especializadas na disseminação de gravuristas. Em 1940, o artista britânico Stanley William Hayter transferiu seu atelier 17 de Paris para Nova York, onde se estabeleceu como pioneiro no desenvolvimento de práticas inovadoras de gravura e foi mentor de uma grande rede de artistas abstratos que praticaram a gravura nos anos 1940 e 1950.

O MAC USP possui dois conjuntos de gravuras – doados ao antigo MAMSP por Nelson Rockefeller em 1951 e por Lessing Rosenwald em 1956 – que somados a um conjunto de gravuras norte-americanas da coleção da Terra Foundation, do Art Institute of Chicago e do Brooklyn Museum de Nova York servem de ponto de partida para as discussões da conferência, que abordará questões como o incentivo à produção e circulação da gravura moderna norte-americana da primeira metade do século XX, reunindo especialistas nacionais e internacionais. O evento será aberto ao público em geral, mas especialmente, aos alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, artistas, curadores e outros profissionais da área interessados no tema.

A realização deste projeto permitirá mais uma vez, cumprir uma das missões do Museu de Arte Contemporânea da USP, que é promover o estudo e a difusão de seu acervo, assim como a sua conservação, proteção, valorização, ampliação e reconhecimento como patrimônio artístico brasileiro no Brasil e no exterior. O seminário abordará as questões relativas à gravura moderna norte-americana da primeira metade do século XX: incentivo à produção e circulação e reunirá especialistas nacionais e internacionais engajados nesta temática

Informações e Inscriçõescursosmac@usp.br – 11 3091.3559
Alunos de Pós-graduação PGEHA e PGMUs – isentos
Alunos de graduação – 25,00
Público em geral – 50,00

Programa da Conferência (.PDF)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
pt_BR