Mel Bochner

Dia:Beacon, Beacon

Por ocasião do  50º aniversário da primeira sala Measurement, de Mel Bochner, a fundação Dia comissionou Bochner para realizar um novo trabalho em larga escala da mesma série. Considerado um dos principais artistas conceituais e pós-minimalistas dos anos 60 e 70, Bochner foi o pioneiro no jogo entre as características de valores numéricos, espaço e linguagem em seu trabalho. 

Em maio de 1969, Bochner realizou seu primeiro trabalho da série Measurement, usando fita preta para desenhar segmentos simples e lineares nas superfícies de uma galeria em Munique. Pontuando essas linhas, havia números que correspondem ao comprimento da superfície medida: a largura do vão de uma janela, a altura da soleira de uma porta, e assim por diante. Várias das medidas foram subdivididas ainda mais, indicadas por marcas entalhadas intercaladas em intervalos atravessando uma parede. Neste trabalho, como nas iterações subsequentes desta série, Bochner usou linhas para envolver a arquitetura da galeria numa avaliação sistemática de seus parâmetros espaciais e da experiência perceptiva que se desenrola nela. 

No Dia:Beacon, uma fita vermelha vai mapear superfícies variadas de uma das maiores galerias do museu, correndo horizontalmente pelas paredes a uma altura correspondente ao nível dos olhos do artista. Essa será a maior versão dessa obra instalativa e ficará aberta à visitação por um ano. 

Mel Bochner
Abertura: 09/11/19
Visitação: até 09/11/2020; quinta a segunda, 11h-16h (novembro e dezembro)
Dia:Beacon: 3 Beekman Street, Beacon, New York. Ingressos: $15