Oficina Brennand abre editais para artistas e educadores, saiba como participar

São dois editais, sendo o para artistas voltado a pessoas de todo o território nacional e o para educadores focado em profissionais do Pernambuco

Em 2021, a Oficina Brennand completa 50 anos! A instituição localizada no Recife foi concebida pelo artista plástico Francisco Brennand, falecido aos 92 anos no ano retrasado. Com uma nova gestão desde o final de 2020, a Oficina tem construído uma programação e desenvolvido alguns projetos com propostas multidisciplinares, que incluem exposições, atividades digitais e formação de professores, por exemplo. Nesta semana, foram lançados dois editais de residência bastante atraentes, sendo um artístico e o outro educativo. As inscrições podem ser feitas entre 11 maio e 11 de junho no site, clique aqui.

No programa, Residência Cultural – Moldar o Existir: Vivências mediadas pelo Barro, o edital artístico selecionará seis propostas de profissionais da arte maiores de 18 e nascidos ou radicados no Brasil há pelo menos 5 anos, que podem estar compreendidas nas artes visuais, artes cênicas, artes do corpo, música, literatura, além de suas subáreas. A residência será coordenada pela artista, pesquisadora, educadora e curadora Renata Felinto. Serão oferecidos aos selecionados transporte, acomodação, ajuda de custos e uma bolsa de 2 mil reais por mês.

O edital destaca a proposição de “(com)vivências e intercâmbios criativos entre diferentes agentes profissionais das artes que participam e contribuem com processos de pesquisa, criação, execução, registro, documentação e reflexão acerca das artes em sua trajetória”. A residência deve acontecer entre agosto e novembro em formato híbrido, remoto ou presencial em Recife, levando em consideração as orientações sanitárias e de segurança dos contemplados. A íntegra do edital pode ser conferida aqui.

Já o programa Residência Processos de Criação em Educação terá coordenação da pesquisadora e educadora Gleyce Kelly Heitor. Ele será restrito a profissionais que atuam no estado de Pernambuco e terá início no já dia 1º de julho. Também serão selecionadas seis propostas que farão parte de um grupo transdisciplinar. Os participantes podem ter formações em diferentes áreas, sejam elas acadêmicas ou/e através de uma educação popular comunitária.

De acordo com a instituição, esse “programa de residência se propõe a fundamentar valores como coletividade, colaboração e experimentação enquanto base para a construção de um programa de educação na Oficina Brennand atravessando os eixos território, natureza e cosmologias”. Cada residente terá uma bolsa de 1200 reais por mês. Clique aqui para acessar o edital completo.