Olafur Eliasson participa de projeto Back to Earth

Lançada nesta quarta-feira, 22 de abril, a obra Earth Perspectives, de Olafur Eliasson faz parte de uma iniciativa da Serpentine Galleries que traz artistas, curadores e pesquisadores para realizarem intervenções que questionem a mudança climática no planeta.

O trabalho de Eliasson é uma obra participativa que convida o público a observar a Terra a partir de pontos pré-estabelecidos por ele. Esses lugares são espaços onde as mudanças climáticas atuam de forma muito expressivas, como Yakutia, na Sibéria, e as Simien Mountains, na Ethiopia, dentre outos. O artista usa um fenômeno óptico de pós-imagem, que visa incentivar “o público a abraçar a coexistência de múltiplas visões de mundo”. A obra havia sido originalmente pensada para a revista Real Review.

Um dos pontos escolhidos pelo artista para a realização da obra.

O artista pontua que a obra traz perspectivas que “vislumbram a Terra na qual queremos viver juntos, acolhendo múltiplas perspectivas – não apenas as perspectivas humanas, mas também as de plantas, animais e natureza”. Ele também declara que é preciso que não só no Dia da Terra “reconheçamos essas várias perspectivas e, juntos, celebram sua coexistência”, mas em todos os outros dias do ano também.

Earth Perspectives pode ser conferida e vivenciada no Instagram da Serpentine Galleries e do Studio Olafur Eliasson.