Palestra: Feminismo e gênero na mídia brasileira

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

O MASP apresenta a palestra “Feminismo e gênero na mídia brasileira”, com Heloisa Buarque de Almeida. A fala partirá do conceito de gênero para refletir sobre certas construções hegemônicas na mídia brasileira até os anos 1990, sobretudo nas séries e telenovelas da TV Globo, e examinar como certos discursos sobre os direitos das mulheres adentraram (ou não) a mídia comercial e reverberaram na sociedade.

Uma segunda parte da reflexão buscará entender as mudanças no padrão de consumo midiático com a expansão do acesso à internet, a web 2.0, as redes sociais e as novas visibilidades do feminismo e das pautas feministas a partir dos anos 2010. A ideia é investigar em que medida as mídias alternativas pressionam e mudam o padrão de gênero da mídia hegemônica, focando na discussão sobre violência sexual.

A palestra acontece no próprio museu no sábado, 08/06/19, 11h-13h. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos a partir das 9h do mesmo dia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
pt_BR