Papel de Aço

Galeria Silvia Cintra + Box 4, Rio de Janeiro

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

A galeria Silvia Cintra + Box 4 apresenta a exposição “Papel de Aço”, da artista Iole de Freitas. Serão nove esculturas brancas, de pequeno e médio porte, que irão ocupar o espaço da galeria da mesma forma como ficaram no atelier da artista durante todo o processo de pesquisa, apoiadas apenas em compensados de madeira simples. A nova série é um desdobramento da exposição “O peso de cada um”, realizada pela artista no MAM do Rio de Janeiro em 20-5. Foi aí que Iole deixou as chapas de poliuretano com que vinha trabalhando há anos e se concentrou apenas no aço inox. O desafio da mostra na galeria realizar esculturas em uma escala bem menor das mostradas no museu, e propor uma nova relação com elas. Agora a obra não mais se relaciona com o espaço e com a arquitetura e sim com o próprio corpo da obra.

O começo dessa pesquisa foi feito com papéis vulgares, cartolinas, que Iole recortava e dobrava explorando as possibilidades do côncavo e do convexo. O passo seguinte foi transpor esse resultado para o alumínio, que já é um material mais grosso e pesado e posteriormente, já na calandra, reproduzir isso no aço, o material final da obra. Mas ainda faltava um elemento, a cor, que apareceu da necessidade da artista em trazer luminosidade e transparência para as esculturas. Com inúmeras camadas de pintura branca e lixa, Iole consegue reproduzir nas peças a luz, a sombra e a rugosidade do papel.

Papel de Aço
Abertura: 09/08, 19h
Visitação: até 15/09/18; segunda a sexta, 10h-19h; sábado, 12h-18h.
Silvia Cintra + Box 4: Rua das Acácias 104, Gávea, Rio de Janeiro

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support