Pintura de Banksy vai a leilão em meio a polêmicas

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

Um pintura de Banksy de chimpanzés brigando no parlamento britânico, criada sete anos antes de o Reino Unido votar a favor da saída da União Europeia, irá a leilão na Sotheby’s amanhã, dia 03/10/19, em Londres. Estima-se que a obra poderá ser vendida por mais de 2,5 milhões de dólares – o que seria uma venda recorde de uma obra do artista anônimo.    

Mas fãs de Banksy têm alegado online em redes sociais e posts que o artista pode ter alterado o trabalho desde que ele foi exposto em 2009 na mostra “Banksy vs. Bristol Museum”.

A pintura original, conhecida originalmente como Question Time, retrata a Casa dos Comuns, ou House of Commons, tomada por chimpanzés iluminados por dois lustres brilhantes. Na versão para a venda na Sotheby’s, agora chamada de Devolved Parliament, as luzes se foram. Além disso, um chimpanzé no primeiro plano esquerdo segura uma banana virada pra cima na pintura original. Agora, a banana está virada para o outro lado.

Quando perguntada sobre as diferenças, a Sotheby’s confirmou que a pintura é, sem dúvidas, o mesmo trabalho exposto em Bristol uma década atrás. Uma representante da companhia disse ao New York Times que as mudanças foram feitas pelo próprio artista, embora o cronograma para as alterações e os motivos por trás deles não sejam claros. (A pintura foi comprada diretamente do artista por um colecionador em 2011). 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
pt_BR