Eli Sudbrack/avaf, Relevee, 2006

A seção Playlist AQA era algo que tínhamos muita vontade de implementar em nossas plataformas digitais do ARTEQUEACONTECE e agora já chegamos a nossa 12ª edição com um conjunto de playlists de artistas que nos ofereceram uma variedade incrível de músicas até agora. Esse ecletismo é chave também para entendermos a diversidade que nos forma enquanto sociedade, e que exige de nós que nos levantemos contra qualquer forma de ato discriminatório.

Nosso convidado desta semana, o artista Eli Sudbrack nos apresenta uma seleção musical que intitulou como “antirracista voraz antifascista feroz”, que você pode conferir ao final deste texto.

O título traz a sigla avaf, a mesma de “assume vivid astro focus”, projeto de Eli que de vez em quando é um duo (com Christophe Hamaide Pierson) e outras é coletivo. “O que almejo com as instalações e trabalhos avaf é sempre criar uma experiência sensorial similar ao que a música nos provoca. Música é etérea, não é um objeto, e mesmo assim ela é extremamente corpórea, toma conta do nosso corpo”, explica o artista.

Ele ainda pontua que, para ele, “música é energia”. E completa com a seguinte fala:

“Eu acredito que nossos projetos avaf são vetores de criação energética mais do que uma ‘simples’ mostra de objetos de arte. Usamos a “festa” várias vezes não só como um instrumento para garantir a participação do espectador (e torná-lo um com as nossas instalações) mas também como uma celebração da liberdade e como um catalizador de energia.

antirracista voraz antifascista feroz é uma playlist para dançar. Com a pandemia corrente ainda não sabemos quando poderemos dançar com nossxs amigxs amadxs novamente. Fiz uma playlist para dançar em casa sozinhx e feliz. Vc pode dançar enquanto cozinha, jardina, faxina, pinta e envolver-se na memória linda daqueles dias de liberdade, de noites fervidas de pistinha com as amigxs e desconhecidxs animadxs. E sonhar para que essas noites voltem logo”.

Compartilhar