Tunga: O Rigor da Distração

MAR, Rio de Janeiro

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

O MAR – Museu de Arte do Rio apresenta “Tunga: O Rigor da Distração”. Com cerca de 200 obras, a mostra de Tunga é organizada depois de 12 anos de sua última individual na cidade, com obras (muitas inéditas) realizadas entre 1975 e 2015. O foco central da exposição é um aspecto menos conhecido do artista, sua produção em papel – desenhos em lápis, carvão, caneta, aquarela, além de monotipias e impressões –, apresentada junto a esculturas, fotografias, textos e vídeos.

Falecido em 2016, Tunga foi um dos maiores artistas brasileiros. Tendo como base de sua criação o Rio de Janeiro, Tunga percorreu uma longa e extraordinária trajetória que se confunde com a própria história da arte brasileira e dos movimentos artísticos surgidos no Brasil nas últimas décadas. Buscando uma abordagem diversa da usual, essa exposição-homenagem vai reunir prioritariamente, pela primeira vez, um conjunto de obras focado em desenho, fotografia, cinema e texto, tomando a escultura e a instalação — aspectos mais conhecidos da obra de Tunga —, secundariamente. O objetivo é descortinar a complexidade e grandeza de sua obra, revelando ao público aspectos menos conhecidos e que, entretanto, não são de menor importância.

Tunga: O Rigor da Distração
Curadoria: Luisa Duarte e Evandro Salles.
Visitação: até novembro de 2018; terça a domingo, 10h-17h
MAR: Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro. Ingressos: R$20 (gratuito às terças).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support