7 livros sobre arte/artistas para crianças

Quem disse que os pequenos não se interessam pela arte? Muito pelo contrário! É na infância que a imaginação está mais aflorada e a capacidade de criação está efervescendo, querendo fazer um pouco de cada coisa ao explorar as mil e uma coisas que aparecem pela frente!

Pensando nisso, separamos aqui alguns livros muito interessantes para que as crianças acessem o universo da arte por meio da contemplação da vida e da obra de grandes artistas clássicos e contemporâneos, que têm muito a ensinar, abrindo as portas da criatividade para que os pequenos possam se interessar pela arte.

Aproveitamos também para convidá-los a conhecer o curso que o ARTEQUEACONTECE oferece para que as crianças aprendam sobre arte junto a suas mamães e/ou seus papais: o AQA Kids! As aulas abordam muita arte e oferecem experiências práticas com materiais que temos em casa. A família toda aprende junto! Para saber mais, é só mandar um email para contato@artequeacontece.com.br

Arte Brasileira Para Crianças: 100 Artistas e Atividades Para Você Brincar.

Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Lygia Clark, Adriana Varejão, Nuno Ramos. Esses são alguns dos 100 grandes nomes da arte moderna e contemporânea brasileira que são explorados de forma a deliciar os pequenos no livro Arte Brasileira Para Crianças, da editora Cobogó. Além de falar um pouco sobre cada um desses artistas, o volume apresenta um glossário para as crianças se familiarizarem com vários termos ligados às artes visuais. 

A vida não me assusta

‘Para crianças valentes”, é assim que é apresentado o livro com poemas de Maya Angelou e ilustrações de Jean Michael Basquiat. A vida não me assusta foi lançado pela primeira vez na década de 90 e só recentemente ganhou uma edição brasileira pela editora Darkside Books, famosa por suas edições sobre suspense e terror. Além de incentivar que crianças superem os seus medos, o livro tem um teor artístico potente ao unir dois artistas importantíssimos de setores diferentes em um conteúdo encantador.

Viva Frida

Diferentemente de outros livros infantis sobre Frida Kahlo, que buscam dar mais ênfase a sua importante e inspiradora biografia, Viva Frida cuida de apresentar o conjunto de obras da artista mexicana. O livro combina as texturas e cores ricas de maneira a trazer o melhor da arte tradicional e da manipulação digital na impressão. É, de certa forma, uma celebração da criatividade e da imaginação, divertido, sendo mais um ponto de partida para explorar mais a vida de Frida. Não há edição brasileira deste livro, sendo ele originalmente publicado pela Neal Porter Book.

Tarsilinha e as Cores / Tarsilinha e as Formas

Dois livros curtíssimos, pelo editora Melhoramentos, que formam uma dupla essencial para os pequenos se interessarem pela vida de uma das maiores artistas brasileiras. Tarsilinha e as formas convida as crianças a explorarem as figuras geométricas por meio da observação dos elementos que compõem as pinturas da artista modernista. Já Tarsilinha e as cores faz com que as crianças embarquem nos tons incríveis que o pincel de Tarsila deu à fauna e à flora em seus quadros.

Henri’s Scissors

O livro, que não tem edição brasileira, é uma biografia ilustrada de Henri Matisse, que foca em seu trabalho tardio, enquanto ele esteve confinado à cama e à cadeira de rodas. Neste momento, o artista fez muitas colagens. No livro, Matisse é retratado usando papel colorido e tesoura e empregando sua imaginação vívida para criar obras de arte, convidando as crianças a colocar as mãos na massa e fazerem o mesmo. Os textos, simples mas muito evocativos, trazem citações do próprio Matisse.

Vincent – a história de Vincent Van Gogh 

A autora Barbara Stok criou uma maravilhosa graphic novel que aborda os últimos anos da vida de Van Gogh, trazendo muito calor e personalidade ao artista! Obviamente, o livro não é apenas para crianças, mas também para quem adora livros ilustrados com muita qualidade em casa! Os escritos, porém, abordam de forma bem simples e direta a vida de Van Gogh, sem muitas novidades para quem já conhece um pouco sobre o artista. Mas é ideal para os pequenos terem contato com ele pela primeira vez. No Brasil, ele é editado pela LP&M!

Keith Haring: The Boy Who Just Kept Drawing

Escrito pela própria irmão de Keith Haring, o livro é uma homenagem a um verdadeiro artista e humanitário que queria que todos pudessem apreciar um pouco de seu trabalho! O livro, super colorido e intrigante, fica intensamente nesse comprometimento que o artista tinha em fazer arte acessível a todos. Inspirador para os pequenos!