11 artistas que abordam a ansiedade trazida pela solidão e pela incerteza

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

No início da pandemia do novo coronavírus, vimos obras de Edward Hopper e Hammershøi serem bastante usadas para falar sobre a solidão, sobre a ansiedade causada pelo estar só. Vamos completar agora um semestre desde que a Covid-19 começou a se espalhar pelo Brasil, deixando até agora mais de 110 mil mortos.

Se no início dessa pandemia já estávamos muito ansiosos com todo o contexto de crise sanitária, política e econômica que vivemos, agora está ainda mais complicado aguentar. #VemLogoVacina

Sabemos que está cada vez fica mais difícil o isolamento social, mas a necessidade de se manter nele é ainda muito necessária hoje, já que não temos visto os números de contágio e de vítimas fatais diminuir no país.

Reunimos aqui 11 obras de artistas que abordaram a solidão de alguma forma em seus trabalhos, explicitando toda as questões psicológicas que a melancolia do “estar apenas consigo mesmo” causa nas pessoas. São artistas para além de Hopper e Hammershøi, e que trazem essa temática em contextos diferentes.

Egon Schiele

Artista favorito de Freud, Schiele levou às suas obras muitas referências sobre a solidão, foi um tema crucial para o desenvolvimento de seus trabalhos. Essa solidão era muito ligada à uma dor interna e a uma sensibilidade categórica do indivíduo.

Paula Rego

Portuguesa radicada na Inglaterra, a artista Paula Rego explicita em suas obras uma solitude relacionada às questões da mulher na sociedade, a ansiedade de se viver em um mundo misógino, que nega direitos e está o tempo todo exercendo pressões no “ser mulher”, o que culmina em uma fragilidade que desemboca na solidão.

Abed Al Kadiri

O artista perfilado no nosso AQA Pesquisa da semana passada, o libanês Abed Al Kadiri traz em suas obras a ansiedade singular de quem vive em meio a conflitos o tempo todo, na incerteza de um amanhã pois há um peso psicológico de viver nos tempos contemporâneos. A questão é muito latente em sua série States of Anxiety.

George Condo

A ansiedade do sujeito está diretamente ligada aos retratos de George Condo que pintam o grotesco, o medo, o desassossego e o isolamento em si. Ao embaralhar as figuras, o artista aponta para os conflitos internos do indivíduo, causados pelas perturbações cotidianas do nosso modo de vida.

Edvard Munch

Apesar de muito conhecido, é difícil ver Munch ser lembrado como o ícone da solidão que ele é. Suas obras clássicas sempre comunicaram, de certa forma, a angústia do isolamento e do estar só, carregando isso numa cena muito melancólica, mesmo quando as figuras representadas estão acompanhadas.

Billie Zangewa

Trabalhos de muita força da sul-africana Billie Zangewa retratam a potência da mulher negra que vive só. As obras da artista podem ser observadas a partir da ótica do termo “solidão da mulher negra”, que destaca as subjetividades da mulher negra sendo preterida pela sociedade.


Tracey Emin

Para a artista britânica Tracey Emin, a vulnerabilidade e a solidão são questões que estão sempre vinculadas ao seu trabalho. Recentemente, em uma exposição online, mostrou obras feitas durante a pandemia permeadas por essas temáticas. Falamos sobre essa exposição aqui.

Bruce Nauman

Não só a solidão individual é uma questão para Bruce Nauman, mas também o medo, a falha e o desejo de se estar no controle. Todas essas questões fazem com que o artista norte-americano seja um dos nomes mais conhecidos na arte quando o assunto é a ansiedade da vida contemporânea.

Rashid Johnson

Em individual realizada entre abril e junho deste ano, sediada no site da Hauser & Wirth, o artista Rashid Johnson abordou a ansiedade trazida pelo “contexto contínuo de instabilidade global e nossa nova realidade”. Untitled Anxious Red Drawings teve toda a sua linha baseada na saúde mental.

Josef Hofer

Surdo e mudo, o artista austríaco Josef Hofer criou suas obras na solidão e no silêncio, tendo se isolado durante grande parte da sua vida por causa de suas condições. Sua obra é permeada por essa biografia, onde o desejo de liberdade é frequente.

Oswaldo Goeldi

As gravuras do carioca Oswaldo Goeldi sempre apresentaram uma onda sombria, mostrando a solidão nos espaços públicos, ao longo da cidade. Essa atmosfera solitária eminente era fruto da observação do artista especialmente acerca das pessoas que eram marginalizadas pela sociedade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support