Anna Boghiguian

Museum der Moderne, Salzburg

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

O Museum der Moderne Salzburg apresenta a exposição “Anna Boghiguian”, dando continuidade à série de mostras que destacam mulheres artistas proeminentes. Esta exposição estabelece um diálogo entre diferentes culturas e introduz os visitantes a perspectivas que transcendem pontos de vista ocidentais e eurocêntricos. A pesquisa do museu sobre a obra da artista egípcia dá corpo à primeira grande mostra institucional sobre Anna Boghiguian em uma instituição alemã, e traz diversos trabalhos essenciais no seu percurso, além de uma grande instalação inédita criada especialmente para o “Rupertinum”, um átrio do museu.

Em seus desenhos, colagens, livros e instalações, Boghiguian cria narrativas espaciais que lhe permitem investigar o impacto das condições históricas, políticas e sociais no mundo contemporâneo. Ao traçar o surgimento de antigos canais de comércio, como as rotas do sal, ela traz à superfície os efeitos duradouros do colonialismo e da escravidão. Os impulsos que animam o trabalho da artista, informados pelas linguagens expressionista e de representação visual, vêm de sua pesquisa sobre a existência humana em um mundo globalizado. Boghiguian é uma observadora atenta e já viajou, como continua viajando, extensamente. Sua produção reflete sua familiaridade com a cultura cosmopolita, enriquecida pela troca constante. Muitos de seus trabalhos fazem referência à região mediterrânea, uma área que parece estar em perpétuo tumulto.

Anna Boghiguian
Curadoria: Sabine Breitwieser; Marijana Schneider
Visitação: até 11/11/18; terça a domingo, 10h-18h (quarta até 20h).
Museum der Moderne Salzburg: Mönchsberg 32, 5020 Salzburg, Áustria. Ingressos: €12

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support