Antonio Dias: Tazibao e outras obras

Galeria Nara Roesler, São Paulo

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A Galeria Nara Roesler apresenta a exposição “Tazibao e outras obras”, de Antonio Dias, com curadoria de Paulo Sergio Duarte. A mostra é uma homenagem ao artista falecido no último 1º de agosto, e traz uma síntese da produção de Dias a partir das obras “Black Mirror”, 1968, e “Arid”, 1969, até trabalhos de 2013, incluindo sete filmes em Super 8 realizados de 1971 a 1974. Entre as obras reunidas, a Galeria Nara Roesler apresenta de maneira inédita no Brasil “Ta Tze Bao”, de 1972. De fora da seleção, ficam apenas trabalhos de 1964 a 1967, exibidos na recente exposição Entre construção e apropriação – Antonio Dias, Geraldo de Barros e Rubens Gerchman nos anos 60, com curadoria de João Bandeira, no SESC Pinheiros, em São Paulo, que esteve em cartaz até o dia 03 de junho.

Destaque da mostra, “Ta Tze Bao” remete aos jornais murais comuns nas paredes das cidades chinesas, presentes já desde início do século XX, e que, a partir de 1966, se manifestaram como dissidência à esquerda do Partido Comunista da China. Como afirma Paulo Sergio, Tazibao (transcrição normatizada e atualizada para a língua inglesa, utilizada pelo crítico) era a eloquente gráfica da Revolução Cultural.

Na série “Tazibao”, Dias intervém sobre as primeiras páginas de dois jornais – o New York Timese o Corriere della Sera – tal como apareciam as matérias sobre o Watergate durante uma semana de novembro de 1972. Na versão a ser apresentada na galeria, o artista cobre todas as páginas em vermelho, destacando as áreas das notícias ao recortá-las em sua exata equivalência sobre tela pintada de vermelho e pendurar os recortes embaixo de cada página do New York Times e do Corriere della Sera.

Antonio Dias: Tazibao e outras obras
Curadoria: Paulo Sergio Duarte
Abertura: 01/09; 11h
Visitação: até 03/11/18; segunda a sexta, 10h-19h; sábado, 11h-15h
Galeria Nara Roesler: Avenida Europa, 655, São Paulo. Entrada gratuita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support