Artista Bárbara Wagner vence o Prêmio Pipa 2017

O Prêmio PIPA 2017 divulgou o nome do artista vencedor selecionado pelo Júri de Premiação 2017, composto por Luiz Camillo Osorio, Fernando Cocchiarale, Consuelo Bassanesi, Leda Catunda e Marcelo Campos, e o artista escolhido pelos visitantes da exposição para receber o PIPA Voto Popular Exposição. O evento foi realizado em 18/11 no MAM-Rio, onde também acontece a “Exposição dos Finalistas”, em cartaz até 26/11/17.

A grande vencedora do Prêmio PIPA 2017 é a artista Bárbara Wagner. Ela receberá uma doação financeira no valor de R$130 mil e uma participação de três meses em um programa de residência artística da Residency Unlimited, em Nova York, em 2018. Como vencedora, a artista também doará uma obra para o Instituto PIPA.

Na “Exposição dos Finalistas”, Bárbara apresenta trabalhos que repensam duas danças típicas do Carnaval pernambucano, o frevo e o maracatu nação. Realizada em parceria com Benjamin de Burca, “Faz que Vai” mostra em vídeo e fotografias a combinação de movimentos do frevo e de danças pop nas performances de quatro bailarinos. E em “A Corte”, retrata integrantes de um grupo de maracatu de Recife momentos antes de desfilarem no Carnaval.

Bárbara Wagner nasceu em Brasília em 1980 e vive e trabalha em Recife. Desde 2011, trabalha em colaboração com o artista Benjamin de Burca (Munique, 1975), com quem participou do 33º e 35º Panorama de Arte Brasileira (São Paulo, Brasil), da 4ª Bienal do Oceano Índico (La Réunion, França), da 36ª EVA International (Limerick, Irlanda), da 5ª edição do Prêmio Marcantonio Vilaça, da 32ª Bienal de São Paulo (São Paulo, Brasil), do 5º Skulptur Projekte Münster e do 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil.