Bruno Munari: Sempre uma coisa nova

Galeria Bergamin & Gomide, São Paulo

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A Galeria Bergamin Gomide, por ocasião da mostra Bruno Munari, sempre una nuova cosa [Bruno Munari, sempre uma coisa nova], apresenta um notável grupo de obras do artista italiano considerado uma das figuras mais relevantes da arte do século XX. O título, derivado do famoso livro Da cosa nasce cosa [Da coisa nasce coisa], sugere a dimensão de sua obra e da pesquisa que desenvolveu desde o início da década de 20 do século XX até o término da sua carreira, mais de 70 anos depois, em 1998. 

Munari produziu, durante sua longa carreira, uma ideia verdadeira e própria de realidade alternativa, pertencendo ao pequeno grupo de figuras essenciais da arte do século passado. Foi um importante artista, designer e pedagogo, dialogando constantemente com diversas técnicas e linguagens artísticas. Munari é uma das raras figuras que conhecemos na história da produção artística recente que se pode definir como “leonardesca”. Extremamente irônico consigo mesmo, sempre se preservou do sentimento de pertencimento a qualquer grupo ou movimento artístico: Tive muito sucesso, apesar da indiferença geral em relação a mim, dizia de si mesmo. 

Serão apresentadas na exposição obras como a série “Negativo Positivo” (1950-1995), compostas por formas geométricas de cores vibrantes, onde o artista explora os princípios da Gestalt. Esta série foi o ponto de partida para trabalhos tridimensionais, esculturas cinéticas e fixas, como a série “Scultura da Viaggio” Esculturas para Viagens. Criadas para aqueles que viajam com frequência – já que podem ser dobradas -, elas são feitas de materiais comuns, como madeira, fita, plástico, barbante e papelão cortado, e demonstram o interesse contínuo de Munari na ressignificação do objeto de arte. Munari também incorpora o metal nas esculturas, como na série “Macchina inutile sincron” Máquina sincrônica inútil.

Bruno Munari: sempre uma coisa nova
Abertura: 7/3/2020, 10h
Visitação: até 18/04/2020; segunda a sexta, 10h-19h; sábado, 10h-15h.
Bergamin & Gomide: R. Oscar Freire, 379, São Paulo. Entrada gratuita.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support