Construções Sensíveis: A Experiência Geométrica Latino-Americana na Coleção Ella Fontanals-Cisneros

CCBB, Rio de Janeiro

O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro apresenta a exposição “Construções Sensíveis: A Experiência Geométrica Latino-Americana na Coleção Ella Fontanals-Cisneros”. A mostra, com curadoria de Rodolfo de Athayde e Ania Rodriguez, traz ao Brasil um recorte da abstração em nosso continente. Junto ao importante legado do concretismo e neoconcretismo brasileiros, são apresentadas as poéticas abstratas que prosperaram em outros países a partir dos anos 1930.

Pensada especialmente para o Brasil, a exposição presta uma sutil homenagem à mostra “Arte Agora III, América Latina: Geometria sensível”, destruída num trágico incêndio em 1978, quando ocupava o MAM Rio de Janeiro. Diversos artistas apresentados naquela ocasião históricas estão presentes nesse projeto, junto a artistas contemporâneos que apontam para os rumos da abstração atual. São 120 obras de 60 artistas Latino-Americanos, em variados suportes: pintura, desenho, escultura, objeto, instalação, fotografia e vídeo. Esta é uma oportunidade única de conhecer uma parte muito relevante da imensa coleção que Ella Fontanals-Cisneros vem construindo desde os anos 1970.

Construções Sensíveis: A Experiência Geométrica Latino-Americana na Coleção Ella Fontanals-Cisneros
Curadoria: 
Rodolfo de Athayde e Ania Rodriguez
Abertura: 27/06
Visitação: até 17/09/2018; quarta a segunda, 09h-21h
Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro. Entrada gratuita (é possível reservar seu ingresso aqui!).