A situação da epidemia do Coronavírus vem se agravando nos últimos dias e as orientações do Governo do Estado – que na semana passada previam manter abertos os museus e exposições –, agora mudaram para o fechamento geral dos espaços de arte e cultura. Confira abaixo como ficaram as programações das principais instituições de São Paulo.

.

IMS

O instituto anunciou nessa segunda feira (16/3) novas medidas para a crise. O IMS Paulista fechará para o público a partir de hoje, terça-feira, 17/3, por tempo indeterminado. Todos os eventos estão cancelados. O café, a loja e o cinema também ficarão fechados. A abertura da exposição da fotógrafa chilena Paz Errázuriz está ainda sem nova data fixada. 

.

MASP

O MASP também atualizou sua política de manter abertas as portas do museu e agora decidiu pelo fechamento. No contexto de escalada do COVID-19 no Brasil e seguindo as recomendações do Governo do Estado de São Paulo, a partir de hoje, 17/3, o museu fecha por tempo indeterminado, visando preservar a saúde e segurança de seus visitantes e colaboradores. As exposições “Hélio Oiticica: a dança na minha experiência”, “Trisha Brown: coreografar a vida” e “Sala de vídeo: Babette Mangolte”, que abririam dia 20.3, serão adiadas até o museu retomar suas atividades normais.

.

Itaú Cultural

Outra instituição que iria manter-se aberta e agora trocou seu posicionamento foi o Itaú Cultural. De acordo com comunicado oficial, o Itaú Cultural informa estará fechada ao público por tempo indeterminado a partir de hoje, 17/3. A medida está em consonância com as recomendações feitas neste domingo (15/03) pelo Governo do Estado de São Paulo – considerando o atual cenário de combate à propagação do coronavírus (covid-19).

.

MAM

Agora é oficial, o MAM também fecha suas portas. O release enviado pela instituição afirmou que, prezando segurança, bem-estar e saúde do público, de seus colaboradores e da sociedade como um todo, e seguindo a orientação dos órgãos de saúde, o MAM ficará fechado por tempo indeterminado. Essa medida preventiva é uma forma do museu colaborar para reduzir as possibilidades de contaminação e uma iniciativa para garantir a segurança de nossa comunidade.

.

Pinacoteca

A Pina também anunciou a suspensão de suas atividades a partir de hoje, 17/3, depois de ter mantido a abertura da mostra de Hudnilson Jr. durante o fim de semana. O museu (que inclui a Pina Luz e a Pina Estação) ficará fechado durante 30 dias. Além disso, a direção da Pina também informa que sua próxima grande exposição, da dupla OSGEMEOS, será adiada sem data prevista.

.

CCBB-SP

Já o CCBB, ao contrário de outros espaços paulistanos que deixaram suas decisões para o dia 16/3, decidiu suspender suas atividades a partir de 14 de março de 2020, ainda sem previsão de retomar o funcionamento normal.

.

Instituto Tomie Ohtake

No Instituto Tomie Ohtake, as atividades continuaram normais ao longo do fim de semana. Porém, com as novas diretrizes do Governo do Estado de São Paulo, a instituição informou que estará fechada por tempo indeterminado até que a situação de saúde pública se normalize. Durante esse período, o Tomie recomenda que o público acesse os canais digitais, que estarão ativos com uma programação especial voltada à arte, cultura e educação.

.

MIS

O MIS vem seguindo as mesma orientações que o Governo do Estado de São Paulo, e manteve-se aberto no fim de semana. Agora, o museu também suspendeu suas atividades por 30 dias a partir de hoje (17/3).

.

auroras

O espaço independente auroras manteve os planos de abrir ao público uma nova exposição neste final de semana, inaugurando “Acauã e o Fantasma”, com trabalhos de Rivane Neuenschwander e José Bezerra, com curadoria de Gisela Domschke. No entanto, atendendo as recomendações de segurança e saúde, o evento de abertura foi cancelado, e a extensão do horário proporcionará uma visitação pulverizada e fluída, evitando aglomeração de visitantes. A mostra poderá ser visitada amanhã (sábado) e domingo, das 11 as 18h.

.

Galerias como Jaqueline Martis, Leme, Luisa Strina, Mendes Wood, e A partir de amanhã a galeria receberá visitas apenas com horário marcado. Nossa equipe continuará trabalhando remotamente e com a esperança de que em breve poderemos reabrir as portas para receber a todos.

Compartilhar