Atualização Coronavírus: o que abre e o que fecha em São Paulo

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

A situação da epidemia do Coronavírus vem se agravando nos últimos dias e as orientações do Governo do Estado – que na semana passada previam manter abertos os museus e exposições –, agora mudaram para o fechamento geral dos espaços de arte e cultura. Confira abaixo como ficaram as programações das principais instituições de São Paulo.

.

IMS

O instituto anunciou nessa segunda feira (16/3) novas medidas para a crise. O IMS Paulista fechará para o público a partir de hoje, terça-feira, 17/3, por tempo indeterminado. Todos os eventos estão cancelados. O café, a loja e o cinema também ficarão fechados. A abertura da exposição da fotógrafa chilena Paz Errázuriz está ainda sem nova data fixada. 

.

MASP

O MASP também atualizou sua política de manter abertas as portas do museu e agora decidiu pelo fechamento. No contexto de escalada do COVID-19 no Brasil e seguindo as recomendações do Governo do Estado de São Paulo, a partir de hoje, 17/3, o museu fecha por tempo indeterminado, visando preservar a saúde e segurança de seus visitantes e colaboradores. As exposições “Hélio Oiticica: a dança na minha experiência”, “Trisha Brown: coreografar a vida” e “Sala de vídeo: Babette Mangolte”, que abririam dia 20.3, serão adiadas até o museu retomar suas atividades normais.

.

Itaú Cultural

Outra instituição que iria manter-se aberta e agora trocou seu posicionamento foi o Itaú Cultural. De acordo com comunicado oficial, o Itaú Cultural informa estará fechada ao público por tempo indeterminado a partir de hoje, 17/3. A medida está em consonância com as recomendações feitas neste domingo (15/03) pelo Governo do Estado de São Paulo – considerando o atual cenário de combate à propagação do coronavírus (covid-19).

.

MAM

Agora é oficial, o MAM também fecha suas portas. O release enviado pela instituição afirmou que, prezando segurança, bem-estar e saúde do público, de seus colaboradores e da sociedade como um todo, e seguindo a orientação dos órgãos de saúde, o MAM ficará fechado por tempo indeterminado. Essa medida preventiva é uma forma do museu colaborar para reduzir as possibilidades de contaminação e uma iniciativa para garantir a segurança de nossa comunidade.

.

Pinacoteca

A Pina também anunciou a suspensão de suas atividades a partir de hoje, 17/3, depois de ter mantido a abertura da mostra de Hudnilson Jr. durante o fim de semana. O museu (que inclui a Pina Luz e a Pina Estação) ficará fechado durante 30 dias. Além disso, a direção da Pina também informa que sua próxima grande exposição, da dupla OSGEMEOS, será adiada sem data prevista.

.

CCBB-SP

Já o CCBB, ao contrário de outros espaços paulistanos que deixaram suas decisões para o dia 16/3, decidiu suspender suas atividades a partir de 14 de março de 2020, ainda sem previsão de retomar o funcionamento normal.

.

Instituto Tomie Ohtake

No Instituto Tomie Ohtake, as atividades continuaram normais ao longo do fim de semana. Porém, com as novas diretrizes do Governo do Estado de São Paulo, a instituição informou que estará fechada por tempo indeterminado até que a situação de saúde pública se normalize. Durante esse período, o Tomie recomenda que o público acesse os canais digitais, que estarão ativos com uma programação especial voltada à arte, cultura e educação.

.

MIS

O MIS vem seguindo as mesma orientações que o Governo do Estado de São Paulo, e manteve-se aberto no fim de semana. Agora, o museu também suspendeu suas atividades por 30 dias a partir de hoje (17/3).

.

auroras

O espaço independente auroras manteve os planos de abrir ao público uma nova exposição neste final de semana, inaugurando “Acauã e o Fantasma”, com trabalhos de Rivane Neuenschwander e José Bezerra, com curadoria de Gisela Domschke. No entanto, atendendo as recomendações de segurança e saúde, o evento de abertura foi cancelado, e a extensão do horário proporcionará uma visitação pulverizada e fluída, evitando aglomeração de visitantes. A mostra poderá ser visitada amanhã (sábado) e domingo, das 11 as 18h.

.

Galerias como Jaqueline Martis, Leme, Luisa Strina, Mendes Wood, e A partir de amanhã a galeria receberá visitas apenas com horário marcado. Nossa equipe continuará trabalhando remotamente e com a esperança de que em breve poderemos reabrir as portas para receber a todos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support