Daniel Buren & Anish Kapoor

Galleria Continua, San Gimignano

A Galleria Continua apresenta a exposição “Daniel Buren & Anish Kapoor”, uma homenagem a dois dos mais importantes artistas da cena da arte contemporânea, cujos trabalhos têm um profundo e duradouro impacto na produção dos séculos XX e XXI. A mostra é a primeira colaboração entre Kapoor e Buren criando uma composição coletiva. O percurso dentro da galeria está estruturado como uma espécie de diálogo entre as obras dos dois artistas, e culmina em um trabalho criado especialmente para a ocasião e para o espaço – um antigo cinema e teatro transformado em salas expositivas.

A exposição se inicia com uma série de pinturas de Daniel Buren criadas entre 1964 e 1965, nas quais formas arredondadas são associadas a linhas retas de diferentes espessuras e cores. Desde os anos 1960, Buren vem desenvolvendo ume estilo radical que lida com uma economia do suporte da pintura e com a relação entre o contexto e a forma. Ao final do ano de 65, ele substituiu as listras pintadas por uma “ferramenta visual”, tiras verticais de tecido industrial alternadas entre áreas de branco e cor.

Já Kapoor começa trazendo objetos do início de sua carreira, esculturas instáveis seminais para suas impactantes instalações posteriores. Aparentemente formados apenas por pigmentos, os objetos são o primeiro resultado de uma pesquisa sobre a materialidade das coisas e a pele que as separam do resto do mundo, um conceito que permanece essencial até hoje em seu trabalho. Formas indefinidas, entre linhas naturais e um mundo abstrato, corpos em transição que parecem saltar espontaneamente do próprio material, e a intensidade da cor pura contribuem para a ilusão que o objeto cria, sugerindo uma quebra de barreiras que nos leva, no limite, ao sublime.

Ao longo do percurso, as obras dos dois artistas continuam em diálogo, seja por proximidade, seja por contraste. E a obra que ocupa a plateia do antigo cinema conclui a “conversa” ideal entre Buren e Kapoor, uma instalação de grande dimensão, projetada em parceria, que reconfigura completamente o espaço e cria interferências visuais inesperadas.

Daniel Buren & Anish Kapoor
Visitação: até 02/09/18; segunda a domingo, 10h-13h / 14h-19h
Galleria Continua: via del Castello 11, San Gimignano. Entrada gratuita