David Almeida

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

O trabalho de David Almeida, brasiliense residente em São Paulo, centra-se em torno da pintura – sua pesquisa foca-se na representação pictórica dos espaços interiores. Apesar de também explorar suportes como desenho, fotografia e até performance, é na linguagem da pintura que Almeida desenvolve seu vocabulário mais expressivo. Seu interesse pela apreensão de cantos e espaços menos óbvios se transforma em cenas inabitadas de janelas e chãos, paredes e objetos domésticos, em uma narrativa sutil sobre a intimidade de um lugar sem relevar quem são seus personagens, seus habitantes. São seus lugares pessoais que informam as obras que cria

O universo particular do artista às vezes dá lugar à paisagem urbana externa, com registros afetivos dos seus percursos na rua, dos elementos que prendem o olhar e da memória da vivência da cidade. São pequenos detalhes, acidentes visuais e matérias arquitetônicas que Almeida constrói em suas séries paisagísticas, que da mesma maneira mantém-se inabitadas, apenas evidenciando os vestígios humanos.

Seus trabalhos também ganham um aspecto, por vezes, instalativo, devido à disposição das pinturas e composição das telas. O foco na arquitetura e na tradução de espaços tridimensionais em imagens bidimensionais também se desdobra no uso de diversos painéis que, juntos, formam a imagem final – mesmo com alguns desencontros acidentais ou lacunas intencionais.

David Almeida nasceu em Brasília e formou-se em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília, em 2012. A série de trabalhos ‘ele estava de pé em um quarto vazio’, uma análise do espaço íntimo por meio de pinturas-instalaçõese ‘Sobre Habitar o Invisível’, trabalhos produzidos após as residências que realizou em 2014/2015, estiveram presentes em importantes exposições nos últimos dois anos. Premiado em 2013 no 12o Salão de Arte de Jataí e em 2014 pelo 20o Salão Anapolino de Arte, participou de coletivas como BRAZIL: ARBEIT UND FREUNDSCHAFT, no Espaço Pivô, em São Paulo; Retrato Brasília, no CCBB Brasília; e 20 – Pintura e Pictorialidade em Brasília de 2000/2014. Também participou da Residencia Artistica – FAAP no segundo semestre de 2014. No final de 2015, realizou a imortante exposição coletiva Turvas Narrativas na Orlando Lemos Galeria, em Belo Horizonte.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support