Esse Obscuro Objeto do Desejo

Carpintaria, Rio de Janeiro e Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Esse Obscuro Objeto do Desejo explora as interseções entre abstração, percepção, desejo e memória através do trabalho de artistas que compartilham um interesse na morfologia do desejo. O desejo produz uma ansiedade desenfreada, não menos poderosa por falta de um objeto específico. Às vezes, não sabemos o que queremos. Às vezes, o que queremos é instável e variável, ou opaco e elíptico, como uma forma que paira à beira do nosso campo de visão sem que possamos colocá-la em foco. Afinidades tênues e diferenças mínimas tornam-se importantes. Dúvida e ambiguidade são a moeda do reino.

A exposição leva seu título a partir do filme homônimo de Luis Buñuel, de 1977, no qual um protagonista de meia-idade é repetidamente seduzido, frustrado e abandonado por uma mulher misteriosa e imprevisível. A personagem principal é desempenhada por duas atrizes de aparências e temperamentos contrastantes. A súbita passagem entre elas em cenas alternadas serve para reforçar a ambivalência e a confusão do protagonista. A exposição toma essa concepção poética como instrumento de organização, com ações concomitantes em São Paulo e no Rio de Janeiro, se tornando uma forma emparelhada. Será impossível ver a mostra por inteiro de uma só vez, assim como há algo na natureza da mulher do filme, o objeto do desejo, que sempre escapa do alcance do protagonista.

That Obscure Object of Desire (1977 France/Spain) aka Cet obscur objet du desir
Directed by Luis Bunuel
Shown: Carole Bouquet

“Esse Obscuro Objeto do Desejo”
Curadoria: Philip Larratt-Smith
Abertura: 17 Março (Rio de Janeiro e São Paulo)
Visitação: até 28 Abril; terça a sexta, 10–19h; sábado, 10–18h
Carpintaria: Rua Jardim Botânico, 971, Rio de Janeiro
Fortes D’Aloia & Gabriel: Rua Fradique Coutinho, 1500, São Paulo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support