Tacita Dean: STILL LIFE / PORTRAIT / LANDSCAPE

National Gallery; National Portrait Gallery; Royal Academy of Arts, Londres

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A artista britânica Tacita Dean ganha três exposições simultâneas em Londres. Em uma colaboração inédita entre algumas das principais instituições da cidade, a National Gallery, a National Portrait Gallery e a Royal Academy of Arts, Dean apresenta, respectivamente: STILL LIFE, PORTRAIT e LANDSCAPE (a última com abertura em 19/05). As mostras são uma espécie de resposta de Dean às características de cada museu, focando nos gêneros específicos e fundamentais para cada uma das coleções: natureza-morta, retrato e paisagem.

STILL LIFE

Na National Gallery, tem curadoria da própria artistaapresentando diversos trabalhos em suportes distintos, organizados a partir de seu interesse pelo gênero da natureza morta. Obras criadas por ela especialmente para a exposição, como Ideas for Sculpture in a Setting e Prisoner Pair (2008, 16mm), são exibidas ao lado de trabalhos de artistas contemporâneos a Dean, como Thomas Demand, Roni Horn e Wolfgang Tillmans, além de pinturas da própria coleção do museu.

PORTRAIT

Essa é a primeira exposição na história da National Portrait Gallery inteiramente dedicada ao vídeo, e revela o profundo e reiterado interesse da artista no tema do retrato como gênero. As obras incluem filmes em 16mm de figuras marcantes do mundo da arte como Merce Cunningham [Merce Cunningham performsSTILLNESS…(six performances, six films) (2008)], Claes Oldenburg [Manhattan Mouse Museum (2011)], Julie Mehretu [GDGDA (2011)], todos inéditos no Reino Unido, assim como Mario Merz [Mario Merz (2002)], Cy Twombly [Edwin Parker (2011)] e David Hockney [Portraits (2016)].

LANDSCAPE

Por fim, a fascinação de Dean pelo tema da paisagem – que já levou a artista a percorrer diversos cantos do mundo, desde os intocados campos de Bodmin Moor aos infinitos pastos de Wyoming – toma corpo em íntimas coleções de objetos encontrados, em um gigantesco desenho montanhoso sobre lousa e em uma série de paisagens nebulares criadas especialmente para o espaço. A obra central é o filme experimental em 35mm intitulado Antigone, protagonizado pela escritora e poeta Anne Carson e pelo ator Stephen Dillane.

Tacita Dean: STILL LIFE
Visitação: até 28/05; todos os dias, 10-18h; sexta, 10-21h
The National Gallery: Trafalgar Square, WC2N 5DN, Londres. Gratuito

Tacita Dean: PORTRAIT
Visitação: até 28/05; todos os dias, 10-18h; quinta e sexta até às 21h
National Portrait Gallery: St Martin’s Place, WC2H 0HE, Londres. £12 (£10.50 meia)

Tacita Dean: LANDSCAPE
Abertura: 19/05
Visitação: até 12/08;
Royal Academy of Arts (Burlington Gardens): 6 Burlington Gardens, W1S 3ET, Londres. £12

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support