Tacita Dean: STILL LIFE / PORTRAIT / LANDSCAPE

National Gallery; National Portrait Gallery; Royal Academy of Arts, Londres

A artista britânica Tacita Dean ganha três exposições simultâneas em Londres. Em uma colaboração inédita entre algumas das principais instituições da cidade, a National Gallery, a National Portrait Gallery e a Royal Academy of Arts, Dean apresenta, respectivamente: STILL LIFE, PORTRAIT e LANDSCAPE (a última com abertura em 19/05). As mostras são uma espécie de resposta de Dean às características de cada museu, focando nos gêneros específicos e fundamentais para cada uma das coleções: natureza-morta, retrato e paisagem.

STILL LIFE

Na National Gallery, tem curadoria da própria artistaapresentando diversos trabalhos em suportes distintos, organizados a partir de seu interesse pelo gênero da natureza morta. Obras criadas por ela especialmente para a exposição, como Ideas for Sculpture in a Setting e Prisoner Pair (2008, 16mm), são exibidas ao lado de trabalhos de artistas contemporâneos a Dean, como Thomas Demand, Roni Horn e Wolfgang Tillmans, além de pinturas da própria coleção do museu.

PORTRAIT

Essa é a primeira exposição na história da National Portrait Gallery inteiramente dedicada ao vídeo, e revela o profundo e reiterado interesse da artista no tema do retrato como gênero. As obras incluem filmes em 16mm de figuras marcantes do mundo da arte como Merce Cunningham [Merce Cunningham performsSTILLNESS…(six performances, six films) (2008)], Claes Oldenburg [Manhattan Mouse Museum (2011)], Julie Mehretu [GDGDA (2011)], todos inéditos no Reino Unido, assim como Mario Merz [Mario Merz (2002)], Cy Twombly [Edwin Parker (2011)] e David Hockney [Portraits (2016)].

LANDSCAPE

Por fim, a fascinação de Dean pelo tema da paisagem – que já levou a artista a percorrer diversos cantos do mundo, desde os intocados campos de Bodmin Moor aos infinitos pastos de Wyoming – toma corpo em íntimas coleções de objetos encontrados, em um gigantesco desenho montanhoso sobre lousa e em uma série de paisagens nebulares criadas especialmente para o espaço. A obra central é o filme experimental em 35mm intitulado Antigone, protagonizado pela escritora e poeta Anne Carson e pelo ator Stephen Dillane.

Tacita Dean: STILL LIFE
Visitação: até 28/05; todos os dias, 10-18h; sexta, 10-21h
The National Gallery: Trafalgar Square, WC2N 5DN, Londres. Gratuito

Tacita Dean: PORTRAIT
Visitação: até 28/05; todos os dias, 10-18h; quinta e sexta até às 21h
National Portrait Gallery: St Martin’s Place, WC2H 0HE, Londres. £12 (£10.50 meia)

Tacita Dean: LANDSCAPE
Abertura: 19/05
Visitação: até 12/08;
Royal Academy of Arts (Burlington Gardens): 6 Burlington Gardens, W1S 3ET, Londres. £12