Fábrica de Arte Marcos Amaro reabre com múltiplas exposições em Itu

Instituição em Itu retomará exposições que foram adiadas desde março, incluindo individual de Tarsila do Amaral e instalação de Marcelo Moscheta

A Fábrica de Arte Marcos Amaro, em Itu, anunciou sua reabertura para este sábado, 14 de novembro. Adotando protocolos sanitários para a segurança do público, serão indispensáveis o uso de máscaras tanto no espaço do FAMA Museu e quanto no espaço do FAMA Campo. Além disso, outras medidas foram adotadas, como tapetes sanitizantes nas portas das salas de exposição e verificação da temperatura nas portas.

Na reabertura no dia 14, está uma das mostras mais esperadas do ano, uma individual de Tarsila do Amaral intitulada Estudos e Anotações. A exposição tem curadoria de Aracy Amaral e Regina Teixeira de Barros, apresentando 203 obras que não eram vistas pelo público a mais de cinco décadas! A mostra seria aberta em março, mas teve que ser adiada às pressas com o decreto de quarentena por causa da pandemia.

A partir de reflexões trazidas por meio de discussões sobre os pensamentos do filósofo alemão Martin Heidegger sobre as “ontologias”, isto é, “aquilo que torna possível as múltiplas existências”, os artistas Cabral, Kandro e Marcos Amaro realizam uma exposição coletiva com esculturas, pinturas e desenhos. A mostra não é apenas uma exposição, mas um projeto, que propõe um grupo de reflexão entre vários artistas. Kandro e Cabral participam desta primeira edição a convite de Marcos Amaro, pois suas obras conversam entre si.

Vista da exposição Ontologias


Além dessas duas exposições, o artista Marcelo Moscheta apresenta Rejeito, trazendo uma instalação que ele vem produzindo desde o início do ano, com participação de uma equipe de colaboradores vinculada ao educativo da FAMA. O projeto é resultado do edital FAMA Museu e Campo da 15ª SP-Arte, cujo artista foi o vencedor. O trabalho de Moscheta se relaciona com tragédias ambientais de Brumadinho e Mariana, denunciando dois dos crimes ambientais mais trágicos que ocorreram na história recente do país.

Vista da instalação Rejeitos, de Marcelo Moscheta

Reabertura do FAMA Museu e Campo
Data: 14 de novembro, às 14h
Local: FAMA Museu (Rua Padre Bartolomeu Tadeu, 09 – Itu/SP)