Franz West

Tate Modern, Londres

A Tate Modern apresenta a primeira retrospectiva póstuma e a pesquisa mais abrangente e profunda já realizada sobre o artista Franz West (1947-2012) no Reino Unido. Esta ambiciosa mostra explora a sensibilidade irreverente e a abordagem lúdica aos materiais, cores e formas que marcam a estética punk de West. Quase 200 obras, incluindo esculturas abstratas, mobiliário, colagens e obras externas monumentais, serão reunidos para revelar West como um dos mais influentes artistas dos últimos 50 anos. Sua amiga e antiga colaboradora Sarah Lucas contribui com a exposição desenhando o projeto expográfico e trazendo sua linguagem material singular para os dispositivos de exibição dos trabalhos tão divertidos quanto profundos de Franz West.

O público poderá manusear réplicas de seus Passstücke (Adaptives) – peças de papier-mâché feitas para serem tocadas e movidas. Esses trabalhos foram um ponto de inflexão na relação entre sua arte e seus espectadores. O artista também criou esculturas lúdicas que incorporam objetos da vida cotidiana, como um chapéu, uma vassoura, e até mesmo uma garrafa de whisky. No final de sua vida, West produziu esculturas de grande escala, de cores vibrantes e formas absurdas, destinadas tanto a espaços expositivos quanto a espaços públicos externos.

Nascido e baseado em Viena, West colaborou com diversos artistas, músicos, escritores e fotógrafos. Ele teve uma vasta influência sobre uma geração mais nova de artistas, incluindo Sarah Lucas, que tornou-se sua amiga e colaboradora.

Franz West
Abertura: 19/02/19; 10h
Visitação: até 02/06/19; domingo a quinta, 10h – 18h; sexta e sábado, 10h – 22h
Tate Modern: Bankside, Londres SE1 9TG. Entrada: £ 13,00