Guilherme Teixeira

por Julia Lima

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Guilherme Teixeira é um artista e educador formado pela FAAP e mestre pela ECA-USP. Sua pesquisa tem como foco as possibilidades de aproximação e atravessamento entre a arte e a pedagogia, entre o jogo, brincadeiras e a ação política. Os trabalhos produzidos por Teixeira, em geral, demandam a colaboração do público, que é convidado a co-criar e fazer escolhas, individual e coletivamente.

Trabalhando em parceria com outros artistas ou sozinho, Teixeira parte sempre de um desejo de engajar o espectador, que ora engaja seu corpo, ora seu intelecto, ora ambos, em propostas abertas e ambiciosas. Em obras como “Exercício de Meditação #1”, realizada em colaboração com Igor Vidor, o público tinha à mão estilingues e massa de modelar, que podiam ser usados numa espécie de tiro ao alvo delineado na parede da sala expositiva: as silhuetas dos corpos dos próprios artistas, em diversas posições sugerindo movimento. Montada no Rio de Janeiro, no Centro de Arte Hélio Oiticia, a instalação provocava os visitantes a atacar as figuras dos artistas com pegajosas bolinhas coloridas, em um misto de emulação da violência urbana e de jogos lúdicos e infantis.

Outras ações, no entanto, dependem da cooperação dos espectadores, que se tornam como co-autores. O elemento performático das propostas de Teixeira se torna inegável em projetos como “Festa das Lanternas” – em um local escuro, repleto de fumaça cenográfica, as pessoas recebem lanternas com filtros de cores diferentes. Jogos teatrais são propostos pelo artista, estimulando os corpos e as relações dos participantes, que precisam confiar uns nos outros e trabalhar juntos para atender às demandas do mediador que os conduz. Entre seus trabalhos mais recentes também estão instalações a céu aberto que evocam playgrounds e espaços de brincar, sempre exaltando o caráter lúdico inerente à arte.

Guilherme Sertório Teixeira é formado em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, e mestre em Poéticas Visuais pela ECA – USP. Entre as exposições e situações coletivas que participou recentemente estão: Festa das Lanternas, Saracvra, RJ (2016); Bienal de Montevideo (2016); Jogos do Sul – Centro de Artes Hélio Oiticica, RJ (2016); Virada Cultural, Ocupação SESC Parque Dom Pedro (2015); Deslize, MAR – Museu de Arte do Rio (2013); e Convite à Viagem, Rumos Itaú Cultural (2012). Entre suas exposições individuais, destacam-se: Suprematist Wall. L’Oil de Poisson e Le Lieu, Québec, Canadá (2011); e Nós e o Mundo, SESC São Carlos (2011).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support