Half the Picture: A Feminist Look at the Collection

Brooklyn Museum, Nova York

Com mais de 100 obras da coleção do museu, Half the Picture: A Feminist Look at the Collection explora uma variedade de suportes artísticos, focando em assuntos políticos que incluem gênero, raça e classe, relevantes hoje mais do que nunca. A mostra tem uma abordagem interseccional feminista, enfatizando a multiplicidade de vozes que apoiam e motivam ações em nome de uma causa, que combatem estereótipos e narrativas dominantes.

O título “Half the Picture” vem de um pôster de 1989 do grupo Guerrilla Girls, que declara: “Você está vendo menos da metade da imagem sem a visão das mulheres artistas e artistas de cor”. Com um recorte histórico que cobre quase 100 anos, a exposição foca-se em trabalhos contemporâneos e históricos de mais de 50 artistas que combinam meio e mensagem para engajar-se com questões políticas e sociais. Muitas vezes radicais e inspiradores, esses artistas defendem suas comunidades, suas crenças, e suas esperanças por igualdade entre oposições populares ou institucionalizadas.

Artistas: Vito Acconci, Beverly Buchanan, Sue Coe, Renee Cox, Nona Faustine, Harmony Hammond, Guerrilla Girls, Käthe Kollwitz, An-My Lê, Yolanda López, Park McArthur, Zanele Muholi, Philip Pearlstein, Wendy Red Star, Joan Semmel, Dread Scott, Nancy Spero, Betty Tompkins, Andy Warhol, Artists’ Poster Committee of Art Workers Coalition, e Taller de Gráfica Popular, entre outros.

Half the Picture: A Feminist Look at the Collection
Visitação: até 31/03/19; quarta a domingo, 11h-18h
Brooklyn Museum: 200 Eastern Parkway, Brooklyn, Nova York. Ingressos: US$16