Lina Bo Bardi: Habitat

Museo Jumex, Cidade do México

Lina Bo Bardi: Habitat aborda a vida, o trabalho e o legado de uma das mais importantes arquitetas do mundo, além de curadora, diretora de museus, escritora, editora e cenógrafa. Bo Bardi é reconhecida mundialmente pelo projeto do Museu de Arte de São Paulo (1968) e do SESC Pompéia (1982), um centro recreativo para trabalhadores de São Paulo. Mediante uma seleção de desenhos, fotografias e mobiliários desenhados por Bo Bardi, a exposição apresenta seu trabalho como uma prática que modificou o cânone da arquitetura moderna no Brasil e a tarefa educativa do museu, ao incorporar outros conhecimentos adquiridos durante sua aproximação à cultura popular.

A mostra toma seu título emprestado da revista Habitat – fundada por Bo Bardi e seu marido, Pietro Maria Bardi, editada por eles entre 1950 e 1953—, e apresenta Lina como uma figura cultural radical do século XX que se envolveu de maneira crítica em um processo de desaprender o conhecimento ocidental por meio de seu compromisso profundo com os campos expandidos da prática cultural.

Lina Bo Bardi: Habitat é co-organizada pelo MASP, Museo Jumex e pelo MCA Chicago. A exposição foi apresentada no MASP entre 5 de abril e 28 de julho de 2019, e depois passará por Chicago em junho de 2020. A mostra inclui a apresentação de obras coleção do MASP, exibidas nos icônicos cavaletes de vidro desenhados por Bo Bardi para a pinacoteca do museu, além de uma recriação da exposição curada por ela intitulada A mão do povo brasileiro (La mano del pueblo brasileño), de 1969.

Lina Bo Bardi: Habitat
Abertura: 30/01/2020
Visitação: até 10/05/2020; terça a domingo, 11-20h
Museo Jumex: Blvd. Miguel de Cervantes Saavedra, 303, Colonia Granada, 11520 Ciudad de México; Público geral – $50 pesos; Público nacional – $30 pesos; entrada gratuita a menores de 15 anos, estudantes, professores e idosos, e também aos domingos.