Livros AQA: Búfala e Senhora das Plantas

Livros AQA: Búfala e Sanhora das Plantas_Rosana Paulino
A edição especial de Búfala e Senhora das Plantas vem em caixa de tecido, uma referência aos trabalhos em tecido de Rosana Paulino
Livros AQA: Búfala e Sanhora das Plantas
A caixa da edição especial vem com uma fotolitografia impressa à mão


Uma das artistas contemporâneas mais importantes da atualidade, Rosana Paulino sempre misturou narrativas pessoais e históricas para expor o racismo no Brasil, sofrido especialmente pelas mulheres negras. Foi justamente sua pesquisa sobre diferentes arquétipos femininos que chamou a atenção de Maria Lago, designer e idealizadora da Família Editions, editora do livro Búfala e Senhora das Plantas, lançado virtualmente este mês. 

A pulicação apresenta um diálogo entre os desenhos, feitos em aquarela e lápiz, de duas diferentes séries da artista desenvolvidas separadamente: de um lado é possivel ver versões de Búfala, personagem que evoca o desejo, a força, a caça, a guerra e a sedução; do outro, encontramos a Senhora das plantas, representações da mãe nutridora, ligada à terra, à cura, ao alimento e às raízes. Ambas expressam a criatividade movida por diferentes impulsos, igualmente relevantes. 

Livros AQA: Búfala e Sanhora das Plantas_Rosana Paulino
Búfala evoca o desejo, a força, a caça, a guerra e a sedução
Búfala, personagem que evoca o desejo, a força, a caça, a guerra e a sedução;
Senhora das plantas, representa a mãe ligada à terra, à cura, ao alimento e às raízes

Entre os desenhos, no centro do livro, há a reprodução de parte dos cadernos que Rosana levava em suas caminhadas diárias no Parque Estadual Jaraguá ao lado de seu ateliê: é possível encontrar anotações, estudos e desenhos de plantas, revelando o processo de construção da personagem Senhora das plantas. “Ela fica muito inspirada para desenhar e escrever quando está próxima da natureza”, explica Maria.

A edição é limitada. São apenas 500 exemplares dos quais 80 são edição especial com caixa e fotolitografia assinada e numerada, desenvolvida exclusivamente para a edição. A edição normal tem sobrecapa em tecido e é costurada. A edição especial vem dentro de uma caixa feita à mão forrada de tecido. A fotolitografia é impressa à mão com tinta de gravura e tem intervenção em aquarela.

Livros AQA: Búfala e Sanhora das Plantas
Entre os desenhos, no centro do livro, há a reprodução de parte dos cadernos que Rosana Paulino levava em suas caminhadas diárias no Parque Estadual Jaraguá

Especializada em livros de artistas, a Família Editions foi criada há dois anos por Maria Lago e já conta com cinco publicações de altíssima qualidade feitos em parceria com Assume Vivid Astro Focus, Demian Jacob, Ivan Grilo, Dalton de Paula e, agora, com Rosana Paulino. Cada projeto é feito a partir de um diálogo sincero entre Maria e o artista envolvido. “Os artistas são meus sócios e qualquer ação ou decisão precisa ser aprovada por eles”, explica a editora e designer. Os livros, para ela, são como objetos de arte e nascem como uma nova plataforma – profundamente única e personalizada – para o trabalho do artista. “Às vezes, quando estamos tendo intensas conversas conceituais, começo a visualizar o livro, o formato, os materiais … então proponho ao artista e iniciamos o processo de edição juntos. Outras vezes, a idéia original é refinada até o final da produção; algumas vezes, durante o processo criativo, ela muda de acordo com o que é realmente possível fazer e faz sentido para o artista.” O próximo lançamento será da Lenora de Barros. Que essa família continue crescendo.

Livros AQA: Búfala e Sanhora das Plantas
Búfala e Senhora das Plantas
Livros AQA: Búfala e Sanhora das Plantas
Búfala e Senhora das Plantas