Livros AQA: Noah Davis

Edição que acompanha a individual do artista que ocorreu em janeiro deste ano é importante objeto para entender a trajetória do artista

O livro bem abrangente criado pela David Zwirner Books e The Underground Museum, Noah Davi está sendo publicado por ocasião da exposição do artista em janeiro deste ano na galeria David Zwirner, em Nova York, que está itinerando em 2021 para o The Underground Museum em Los Angeles. Esse espaço foi fundado pelo artista junto à sua esposa e artista Karon Davis. O livro de 176 páginas foi lançado neste mês de setembro e está sendo vendido a 65 dólares!

O livro não é apenas um catálogo da exposição, pois ele agrega entrevistas com personalidades muito importantes que fizeram parte da vida de Davis, falecido há 5 anos. A curadora Helen Molesworth, que também é escritora e esteve à frente do Museum of Contemporary Art de Los Angeles, mostra não só a qualidade das pinturas do artista, mas também o como o comportamento dele como cidadão, carregado de generosidade e o senso de responsabilidade ajudaram a fomentar toda uma comunidade artística.

Desta forma, o texto captura a história de Davis através dos olhos de seus amigos e colegas próximos, incluindo entrevistas com Lindsay Charlwood, Dagny Corcoran, Daniel DeSure e Thomas Houseago. Em outros lugares, ilustrações coloridas e fotografias de arquivo trazem um aspecto ainda mais intimista e dinâmico de uma visita ao estúdio com o artista.

Noah Davis foi colocado entre os grandes pintores dos Estados Unidos, não só pela sua excelente técnica, mas pela emoção que era passada em seus trabalhos. Ele mesmo descrevia suas pinturas como pontes “onde a estética negra e a estética modernista se encontram”.

Um grande mérito desta edição cuidadosa é buscar mostrar também que ele não foi apenas o artista talentoso que foi, mas abriu um espaço de arte operado por negros que é dedicado às exposições de arte com qualidade de museu em um bairro de afro-americanos e latinos em Los Angeles que recebeu poucos equipamentos culturais ao longo dos anos.