Livros AQA: Tunga

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Tunga, último livro publicado por Charles Cosac

A já lendária Cosac Naify nasceu com em 1997 a publicação de um livro de artista idealizado por Tunga, Barroco de Lírios faz um retrospecto dos principais trabalhos do artista realizados entre 1981 e 1996, destacando esculturas, instalações e textos de sua autoria, com direito a detalhes como encartes e transparências que são como múltiplos não assinados. Uma obra prima que está esgotada.

 

Tunga em 1989 durante a montagem de Lezart na Whitechapel Gallery

Dezoito anos depois, Charles Cosac declarou que fecharia a editora mas não sem antes publicar um último e glorioso livro: Tunga. Com lançamento no Rio de Janeiro marcado para o dia 8 de fevereiro (aniversário de Tunga), na livraria Travessa, em Ipanema, o livro segue a linha editorial criada pelo artista – com atualizações – e textos da historiadora e curadora Catherine Lampert, do crítico e curador Guy Brett e do próprio Tunga. Conta também com uma lista de pequenos textos explicativos sobre formas, elementos, símbolos e signos que se repetiam no trabalho do artista: a “vê-nus”; o “toro”; a trança”; o “tacape”; o “escalpe”; o “pente”; as “bordas”; a “pintura sedativa”; as “xifópagas capilares entre nós”; os “eixos exógenos”; a “vanguarda viperina”; os älbinos”; os “cérebros diminutos”; o “sapo”; a “gravitação magnética”; entre outros. Há, ainda, uma seleção de instalações e performances apresentadas entre 1989 até 2003 – incluindo True Rouge e Make-up coincidence. Para os mais curiosos e prontos à experimentação, é possível também acompanhar as instruções de algumas performances. Uma verdadeira bíblia. Leitura mais que obrigatória para quer entender o mundo tunganiano. Viva Tunga!

Tunga
Tunga e tabuleiro de Olho por Olho
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support