Lucia Laguna abre exposição em São Paulo

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A Fortes D’Aloia & Gabriel apresenta a segunda exposição individual de Lucia Laguna na galeria, depois de uma bem sucedida mostra panorâmica no MASP, em 2018. Neste novo conjunto de pinturas, Lucia dá continuidade à divisão entre as séries de JardinsPaisagens e Estúdios que norteia sua produção desde o início e que aponta para a indissociabilidade que há entre seu processo artístico e o espaço de seu ateliê, na Zona Norte do Rio de Janeiro. É a partir dele – e da observação de seu entorno, que vai de seu jardim até o Morro da Mangueira – que a artista compõe paisagens híbridas, mesclando arquitetura e vegetação, planos geométricos e elementos figurativos.

Paisagem n. 121 evidencia bem o método da artista. De início, Lucia permite que seus assistentes comecem o processo, delimitando linhas sobre a superfície da tela e inserindo desenhos e outros sinais gráficos. Quando a artista assume o comando da obra, dá-se início a desconstrução do que ali já estava, para que então se construam novos cenários por cima de sobreposições que acumulam dezenas de camadas até o resultado final.

Um peculiar cruzamento entre abstração e figuração, em jogo em sua produção, torna-se evidente no díptico Paisagem n. 118. Ao passo em que a pintura à esquerda revela uma paisagem dissolvida, quase líquida – portanto, mais abstrata –, à direita vemos uma composição mais fincada na figuração, com a presença de elementos como pássaros e um semáforo de trânsito. Este convívio entre registros pictóricos de naturezas distintas também está em Paisagem n. 120 , obra em que a artista experimenta com o formato vertical, pouco usual em sua produção.

Já em Jardim n. 44, destaca-se uma outra característica da metodologia de Laguna: a tela, em formato quadrado, que é virada de ponta-cabeça diversas vezes durante sua feitura. Assim, a profusão de cores e figuras que desabrocham do centro da pintura pode assumir aparências ambíguas, ora evocando um buquê de flores, ora um galo, dependendo da direção em que é vista.

Paisagem n. 118

.

Lucia Laguna
Abertura: 05/03/2020, 18h–21h
Visitação: até 16/05/2020; terça a sexta, 10h–19h; sábado, 10h–18h
Fortes D’Aloia & Gabriel: Rua Fradique Coutinho, 1500, São Paulo. Entrada gratuita.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support