Maior mostra de Beatriz Milhazes é realizada no MASP e no Itaú Cultural

Simultaneamente nos dois espaços, a exposição ocorre até 30 de maio de 2021. A visitação deve ser agendada nos sites de ambas as instituições

Beatriz Milhares, Moreno, 2005.(Foto: Stephen White)

Sob o título Beatriz Milhazes: Avenida Paulista, a maior exposição já dedicada à obra da artista brasileira, nascida no Rio de Janeiro em 1960. Uma das artistas brasileiras mais admiradas mundo afora no cenário contemporâneo, Beatriz tem reunidas neste projeto um vasto apanhado de sua trajetória. A mostra estará aberta à visitação do público até o dia 30 de maio de 2021, em dois espaços: o MASP e o Itaú Cultural. Assim, o título da exposição faz referência à avenida onde estão sediadas as duas instituições.

No total, a exposição compreende mais de 170 trabalhos criados desde o final dos anos 80, quando a artista passou a trabalhar a técnica que nomeou “monotransfer”. Nesta técnica, explica o texto da mostra, Beatriz “pinta sobre uma folha de plástico transparente e depois decalca ou transfere o elemento pintado e seco para a tela”.

Beatriz Milhazes, Aleluia 4, 2020 (Foto: Pepe Schettino)

As obras presentes no MASP passaram por curadoria do diretor artístico da instituição, Adriano Pedrosa, e da curadora assistente do MASP; Amanda Carneiro. Lá, são destacadas pinturas da artista em formatos variados, além de esculturas e desenhos. Já no Itaú Cultural, a curadoria é assinada pelo curador independente Ivo Mesquita, que traz para o espaço gravuras, colagens e acrílicas.

Também foi produzido um documentário que acompanha a exposição e pode ser assistido no canal de Youtube do Itaú Cultural. O documentário reúne depoimentos dos curadores e de pessoas que acompanham a carreira de Milhazes, como Jean-Paul Russell, da Durham Press; May Castleberry, editora que trabalha com publicações do MoMA, e o artista plástico e professor da ECA-USP Cláudio Mubarac.

Para visitar a exposição é preciso fazer agendamento online nos sites das duas instituições. O ingresso para visitar a mostra no MASP não é automaticamente válido para visitar a exposição no Itaú Cultural, e vice-versa. Também é necessário ficar atento às regras de segurança de cada um dos espaços devido à COVID-19.

Beatriz Milhazes: Avenida Paulista
Data: 12 de dezembro a 30 de maio de 2021
Local: MASP e Itaú Cultural