Playlist AQA: Renata Felinto

Para a última playlist do ano, Renata escolheu músicas que escuta para pintar e também que gosta de dançar, numa seleção permeada de cantoras negras incríveis

Registro da performance de Renata Felinto, “Danço na terra em que piso”, 2014. Fotos: Marina Arruda.

Nascida na capital paulista, a artista Renata Felinto é a nossa convidada da última Playlist AQA do ano de 2020! Esta seção musical foi iniciada em abril deste ano, quando o lockdown obrigatório pela pandemia nos afastou de atividades que nos colocava fisicamente próximos da arte, como visitar museus e galerias. Assim, o Playlist AQA foi uma das seções que o ARTEQUEACONTECE desenvolveu para fazer com que a arte pudesse estar mais pertinho, chamando artistas para desenvolverem seleções musicais que chegassem aí, na sua casa!

Renata desenvolve seus trabalhos pensando a prática artística a partir de uma perspectiva que compreende as ideias em todos na identidade e do gênero. A artista também trabalha ativamente como educadora e pesquisadora, tendo projetos que discutem ausências de grupos marginalizados nos registros e narrativas da história e crítica das artes visuais. Em 2020, ela foi também curadora da Bienal Naifs do Brasil!

Para a sua playlist, escolheu músicas que escuta bem baixinho para pintar! “Eu gosto de tranquilidade, de músicas de amor, de cantar junto e sou profundamente emotiva a ponto de parar para escutar e sentir melhor”, ela conta. Assim, a seleção da artista contém músicas como The Closer I Get to You, clássico romântico que juntou dois ícones do soul estadunidense, Roberta Flack e Donny Hartaway.

Essas canções de amor que emanam calmaria são sucedidas de músicas mais dançantes, como Boogie Oogie Oogie, do grupo Taste Of Honey. “Eu gosto muito de R&B antigo, de charme e de músicas dos anos 1970/80”, ela explica. Quando não está criando, atividade que exige mais tranquilidade, ela escuta esses outros sons!

Outro destaque da playlist de Renata é a presença de cantoras negras de várias gerações, de Dionne Warwick à Liniker e os Caramelows, passando por Clementina de Jesus e Alicia Keys!

Ouça a playlist na íntegra abaixo.