Playlist AQA: Chiachio & Giannone

Obra Promesas, de Chiachio & Giannone

Até esta 23ª edição do Playlist AQA, participaram artistas de diversos lugares do Brasil. Além dessa diversidade territorial, as diversidades étnico-racial, sexual e de gênero também sempre estiveram no nosso radar. Para a playlist desta semana, decidimos dar um passo bem maior e fomos parar na Argentina, explorando um pouco do que nossa América Latina tem de melhor. E olha que é muita coisa!

Desta forma, o convidado de hoje da nossa seção musical é o duo argentino Chiachio & Giannone! Casados, Leo e Daniel vivem e trabalham em Buenos Aires. Eles atuam juntos artisticamente desde 2003 e a primeira obra que fizeram juntos se chama Hechizo. Muitas pessoas olham para seus trabalhos e reconhecem automaticamente uma pintura, mas não é bem assim… Os artistas trabalham com bordados, construindo minuciosamente incríveis figuras muito precisas e coloridas!

Obra La familia en la Fontana di Trevi, de Chiachio & Giannone

Assim como em suas obras, a playlist que fizeram para o AQA é bastante autobiográfica, com músicas que marcam a vida de ambos juntos, como um casal-artista que transpõe sua família (o que inclui seus pets!) para as peças que criam.

Não a toa, muitas músicas falam de amor, zelo e companheirismo, como a clássica Tainted Love, na versão do duo de synthpop britânico Soft Cell! A música foi considerada um hino queer de toda uma geração do post-punk. Nessa toada, também temos Mesmo Que Seja Eu, do brasileiríssimo Ney Matogrosso, que dispensa apresentações. Outra menção impossível de deixar de fora é a melancólica e cultuada Hope There’s Someone, da banda Antony and The Johnsons, cuja vocalista Anohni realizou sua transição de gênero recentemente.

De fato, é uma playlist de luta e resistência carregada de amor, feita por artistas que sempre estiveram na linha de frente na luta pelos direitos da comunidade LGBTQ+! E que traz também muitas canções de origem francesa. Além disso, contém produções mais recentes, como Juice, da cantora pop Lizzo, e a novíssima Haine, que foi lançada como single este ano por Rufus Wainwright.

Confira a playlist completa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *