MASP realiza primeira individual de Erika Verzutti em um museu brasileiro

Exposição em São Paulo seguirá em cartaz até 28 de novembro inclui 79 trabalhos que a artista produziu nos últimos 18 anos, incluindo obras inéditas

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Boyfriend, 2014. FOTO: Thomas Strub / Cortesia da artista e Fortes D’Aloia & Gabriel


O Museu de Arte de São Paulo (MASP) apresenta a partir desta sexta-feira, 2 de julho, a primeira exposição individual de Erika Verzutti em um museu brasileiro. Com visitação até 28 de novembro, a mostra intitulada Erika Verzutti: a indisciplina da escultura reúne 79 obras que a artista produziu em um período entre 2003 e 2021, trazendo inclusive uma obra inédita criada neste ano. Sob curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, e André Mesquita, curador no museu, esta exposição integra o ciclo Histórias brasileiras, que conduz a programação da instituição nos anos de 2021 e 2022.

Nesta exposição que homenageia a artista que completou 50 anos em 2021, são exibidas obras da artista em formato de esculturas e relevos de parede, como Homeopatia Mondrian e Carne Cinética. A artista desenvolve trabalhos que são produzidos com materiais como papel machê, bronze, plástico, gesso, cimento e isopor. De acordo com Mesquita, a importância de uma mostra voltada à produção da artista neste ciclo se dá porque “o trabalho de Verzutti vem para aprimorar o pensamento e o lugar da escultura no campo da produção brasileira atual”.

Em 2021, o museu terá apenas exposições de artistas mulheres. Ainda acontecem mostras de Maria Martins, Gertrudes Altschul, Ione Saldanha, Ana Pi, grupo Teto Preto, Zahy Guajajara e Dominique Gonzalez-Foerster. Ainda está em cartaz uma exposição de Conceição dos Bugres e acaba de abrir também nesta sexta-feira uma mostra audiovisual de Regina Vater na Sala de Vídeo. São apresentadas a instalação Conselhos de uma lagarta (1976), dois vídeos da série ART (1978), Vídeo ART e ARTropophagy.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support