Playlist AQA: Antonio Obá

Seleção musical do artista do Distrito Federal tem vozes nacionais que demonstram bastante paz e calmaria, como Milton Nascimento, Tiganá Santana e Zé Modesto

Antonio Obá, Requiem, 2019

Natural de Ceilândia, no Distrito Federal, o artista Antonio Obá tem sido ainda mais conhecido nos últimos anos por telas impressionantes que vem criando… Mas sua produção sempre chamou bastante a atenção por manter uma pesquisa bastante rigorosa sobre a história do corpo, especialmente sobre o corpo negro, trazendo-o para discussão considerando as questões históricas e sociais que se desenvolveram no Brasil. Isso foi transposto para a arte por Obá não apenas pelas pinturas, mas também por performances, desenhos e outros formatos.

O que poucos sabem sobre Obá é que ele é um amante da música e leva isso muito, mas muito, a sério. Em sua casa e em seu ateliê, é muito comum que ele esteja acompanhado por um violão, do qual ele tira músicas que gosta muito e que parecem ajudá-lo em uma espécie de meditação, como Bambayuque, de Zeca Baleiro, e a A Resposta, de Vitor Ramil. A música popular brasileira está bastante presente em sua vida e também na playlist logo abaixo que ele preparou especialmente para o AQA, convidado para a edição 42 da nossa seção musical!

Ele selecionou músicas de artistas nacionais bastante conhecidos, como Milton Nascimento, Egberto Gismonti, Monica Salmaso e Lô Borges, mas também traz uma seleção bastante especial de artistas um pouco mais contemporâneos e que não estão tanto assim na moda, mas que carregam uma importância enorme dentro da cena, como Tiganá Santana, Zé Modesto e Rubi. É importante notar que todos eles possuem uma semelhança: um grau muito caloroso de tranquilidade nas vozes.

Além desses nomes nacionais, a lista de Obá também compreende artistas internacionais bem classudos, como Miles Davis, Maria Callas e John Coltrane! Fica aqui uma menção especial também ao fenômeno atual indie Moses Sumney e à latinidade de Jorge Drexler e Loli Molina!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support