(Re)Inventar – Artistas Criadores

Sesc Santo André

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

O Sesc Santo André apresenta a exposição “(Re)Inventar – Artistas Criadores”, inspirada nas histórias de artistas do universo da arte popular. Esse universo se reinventa em constante movimento pelo imaginário coletivo, e se manifesta a partir do olhar sobre antigas tradições, primando por novidades retiradas da vida cotidiana ao enaltecer o patrimônio cultural de gerações passadas e presentes. No Brasil, polo histórico do multiculturalismo, a arte popular se apresenta das mais variadas formas. Seja na música ou no cancioneiro, na literatura de cordel ou nas brincadeiras de rua, no teatro e performances de habilidades ou no folclore, nas artes plásticas ou no artesanato: a arte popular brasileira convida a refletir sobre as diferenças culturais de um país marcado pelo encontro de inúmeras crenças, costumes, tradições, e valoriza os caminhos encontrados pelos artistas para expressá-las em suas obras.

A exposição faz obras destes artistas inventivos e originais, cujas criações e mitologias ampliaram o universo da arte brasileira. Em parceria com o Museu Casa do Pontal, no Rio de Janeiro – maior acervo de arte popular do país – e curadoria de Angela Mascelani, a mostra reúne 25 artistas populares de Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, com obras que nascem do mundo artesanal e arte em cerâmica. São mais de cem obras e algumas histórias sobre estes inventivos artistas, para que cada um possa conhecê-los e desvendar as narrativas por trás de cada obra.

(Re)Inventar – Artistas Criadores
Visitação: até 25/11/18; terça a sexta, 10h30-21h30; sábado e domingo, 10h30-18h30
Sesc Santo André: Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar, Santo André. Entrada gratuita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support