Sergio Larrain: um retângulo na mão

IMS Rio, Rio de Janeiro

O IMS Rio recebe uma retrospectiva “Sergio Larrain: um retângulo na mão”, do fotógrafo chileno que colaborou com a revista O Cruzeiro Internacional e com a famosa agência Magnum. A mostra traz um panorama da produção do fotógrafo, conhecido por retratar a paisagem e, sobretudo, os habitantes de seu país e de tantos outros destinos por onde passou. Larrain costumava criar imagens com ângulos e cortes pouco convencionais, abordagem que pode ser percebida nas várias fases de sua produção. A mostra apresenta os diversos momentos do artista: o começo, fotografando crianças nas ruas de Santiago, as viagens internacionais, o trabalho como correspondente internacional pela Magnum, o olhar amadurecido de volta à terra natal, até sua precoce retirada, em 1978, quando opta por uma vida de isolamento.

Com curadoria da francesa Agnès Sire, a mostra foi exibida pela primeira vez no Festival de Arles em 2013 e depois seguiu para diversas cidades chilenas e Buenos Aires. Em sua passagem pelo IMS Rio, a retrospectiva ganha uma breve seção que recupera a atuação de Larrain na revista O Cruzeiro Internacional, entre 1957 e 1960. A pesquisa e a seleção das reportagens foi feita por Miguel Del Castillo, curador da biblioteca de fotografia do IMS Paulista, e Samuel Titan Jr., coordenador executivo cultural do IMS.

No dia da abertura (12/5), haverá uma visita guiada, às 17h, com Emmanuelle Hascoët, da Agência Magnum, e Miguel Del Castillo, responsável pela curadoria do IMS na mostra. 

Sergio Larrain: um retângulo na mão
Curadoria geral:
Agnès Sire
Abertura:
12/05, 17h. Visita guiada com Emmanuelle Hascoët, da Magnum, e Miguel Del Castillo, do IMS
Visitação: até 09/09/18; terça a domingo, 11h-20h
IMS Rio: Rua Marquês de São Vicente, 476, Rio de Janeiro. Entrada gratuita