Sergio Larrain: um retângulo na mão

IMS Rio, Rio de Janeiro

O IMS Rio recebe uma retrospectiva “Sergio Larrain: um retângulo na mão”, do fotógrafo chileno que colaborou com a revista O Cruzeiro Internacional e com a famosa agência Magnum. A mostra traz um panorama da produção do fotógrafo, conhecido por retratar a paisagem e, sobretudo, os habitantes de seu país e de tantos outros destinos por onde passou. Larrain costumava criar imagens com ângulos e cortes pouco convencionais, abordagem que pode ser percebida nas várias fases de sua produção. A mostra apresenta os diversos momentos do artista: o começo, fotografando crianças nas ruas de Santiago, as viagens internacionais, o trabalho como correspondente internacional pela Magnum, o olhar amadurecido de volta à terra natal, até sua precoce retirada, em 1978, quando opta por uma vida de isolamento.

Com curadoria da francesa Agnès Sire, a mostra foi exibida pela primeira vez no Festival de Arles em 2013 e depois seguiu para diversas cidades chilenas e Buenos Aires. Em sua passagem pelo IMS Rio, a retrospectiva ganha uma breve seção que recupera a atuação de Larrain na revista O Cruzeiro Internacional, entre 1957 e 1960. A pesquisa e a seleção das reportagens foi feita por Miguel Del Castillo, curador da biblioteca de fotografia do IMS Paulista, e Samuel Titan Jr., coordenador executivo cultural do IMS.

No dia da abertura (12/5), haverá uma visita guiada, às 17h, com Emmanuelle Hascoët, da Agência Magnum, e Miguel Del Castillo, responsável pela curadoria do IMS na mostra. 

Sergio Larrain: um retângulo na mão
Curadoria geral:
Agnès Sire
Abertura:
12/05, 17h. Visita guiada com Emmanuelle Hascoët, da Magnum, e Miguel Del Castillo, do IMS
Visitação: até 09/09/18; terça a domingo, 11h-20h
IMS Rio: Rua Marquês de São Vicente, 476, Rio de Janeiro. Entrada gratuita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support