Especial SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo

São Paulo

A 14ª edição da SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo reunirá no Pavilhão da Bienal, entre os dias 11 e 15 de abril de 2018, mais de 140 expositores. O setor Geral, maior setor da feira, traz galerias de todo o mundo. Obras de artistas consagrados e em ascensão se espalham pelas curvas do prédio desenhado por Oscar Niemeyer.

O projeto Solo, curado por Luiza Teixeira de Freitas, é dedicado às galerias interessadas em desenvolver projetos focados em um único artista, com criadores de diferentes gerações e estilos. Em sua segunda edição, o setor Repertório, curado Jacopo Crivelli Visconti, mantém um recorte artístico cronológico focando em trabalhos produzidos durante a década de 1980. O objetivo é criar um diálogo entre artistas internacionais menos conhecidos no Brasil e nomes historicamente relevantes para a arte no país.

Neste ano, o setor Performance ganha, pela primeira vez, uma curadoria específica. Paula Garcia, artista e colaboradora do Marina Abramovic Institute, assume o posto e elege, para esta edição, cinco trabalhos de longa duração que se estendem por todo o período do Festival e acontecem simultaneamente. O setor terá, também, um ambiente dedicado, onde o público faz uma imersão na potência da arte performática.

A arte enquanto ambiente de vanguarda para discussões sobre gênero e sexualidade, o impacto do universo digital sobre a produção artística, além da íntima relação da performance com o contexto social serão alguns dos temas abordados no programa Talks, série de palestras gratuitas sobre movimentos e tendências. Este ano, Adriana Couto, jornalista e apresentadora do programa Metrópolis, da TV Cultura, será apresentadora e mediadora dos painéis.

A feira se completa com outros três setores: Design, no qual peças de mobiliário, iluminação e antiguidades – assinadas por designers renomados, além de jovens em destaque – ganham espaço; Editorial, que traz uma ampla seleção de publicações sobre arte moderna e contemporânea, além de livros de artista, em estandes das mais renomadas editoras do ramo; e Museus, onde renomadas instituições culturais brasileiras marcam presença com ações que fortalecem a visibilidade de suas coleções e a compreensão da arte em geral.

SP-Arte/2018
Abertura (preview para convidados): 11/04
Visitação: 12 a 15/04/18, das 13h às 21h
SP Arte: Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera, Portão 3, São Paulo. Entrada: R$ 45,00, R$20,00 (meia)