Especial SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo

São Paulo

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A 14ª edição da SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo reunirá no Pavilhão da Bienal, entre os dias 11 e 15 de abril de 2018, mais de 140 expositores. O setor Geral, maior setor da feira, traz galerias de todo o mundo. Obras de artistas consagrados e em ascensão se espalham pelas curvas do prédio desenhado por Oscar Niemeyer.

O projeto Solo, curado por Luiza Teixeira de Freitas, é dedicado às galerias interessadas em desenvolver projetos focados em um único artista, com criadores de diferentes gerações e estilos. Em sua segunda edição, o setor Repertório, curado Jacopo Crivelli Visconti, mantém um recorte artístico cronológico focando em trabalhos produzidos durante a década de 1980. O objetivo é criar um diálogo entre artistas internacionais menos conhecidos no Brasil e nomes historicamente relevantes para a arte no país.

Neste ano, o setor Performance ganha, pela primeira vez, uma curadoria específica. Paula Garcia, artista e colaboradora do Marina Abramovic Institute, assume o posto e elege, para esta edição, cinco trabalhos de longa duração que se estendem por todo o período do Festival e acontecem simultaneamente. O setor terá, também, um ambiente dedicado, onde o público faz uma imersão na potência da arte performática.

A arte enquanto ambiente de vanguarda para discussões sobre gênero e sexualidade, o impacto do universo digital sobre a produção artística, além da íntima relação da performance com o contexto social serão alguns dos temas abordados no programa Talks, série de palestras gratuitas sobre movimentos e tendências. Este ano, Adriana Couto, jornalista e apresentadora do programa Metrópolis, da TV Cultura, será apresentadora e mediadora dos painéis.

A feira se completa com outros três setores: Design, no qual peças de mobiliário, iluminação e antiguidades – assinadas por designers renomados, além de jovens em destaque – ganham espaço; Editorial, que traz uma ampla seleção de publicações sobre arte moderna e contemporânea, além de livros de artista, em estandes das mais renomadas editoras do ramo; e Museus, onde renomadas instituições culturais brasileiras marcam presença com ações que fortalecem a visibilidade de suas coleções e a compreensão da arte em geral.

SP-Arte/2018
Abertura (preview para convidados): 11/04
Visitação: 12 a 15/04/18, das 13h às 21h
SP Arte: Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera, Portão 3, São Paulo. Entrada: R$ 45,00, R$20,00 (meia)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support