TEFAF New York Spring

TEFAF New York Spring

Criada em 1988, a TEFAF é reconhecida como uma das proeminentes organizações de arte do mundo, organizando três feiras internacionais: Maastricht, com uma seleção que cobre mais de  7.000 anos de história da arte; TEFAF New York Fall, realizada em outubro, com antiguidades, obras e artes decorativas até 1920, e a TEFAF New York Spring, com foco nos períodos moderno e contemporâneo, agora aberta ao público até o dia 08/05.

Sediada no Park Avenue Armory, a segunda edição da feira traz 90 das maiores galerias do mundo, este ano com 24 novos participantes: Gagosian, Gladstone Gallery, Hauser & Wirth, Lévy Gorvy, Matthew Marks Gallery, Mnuchin Gallery, Taffin, White Cube, entre outros. Outra novidade desta edição é a parceria com o site Artsy, que oferece um preview exclusivo online a quem quiser navegar entre as obras de cada galeria antes e durante a feira sem sair de casa.

Entre as maiores atrações da TEFAF, a Marian Goodman Gallery (estande 64) apresenta um projeto solo do artista mexicano Gabriel Orozco (b. 1962), conhecido pelo uso de readymades em suas produções. Já o pai da arte conceitual, Joseph Kosuth, é o destaque da Sean Kelly Gallery (estande 50), com “Mondrian’s Work XII”, parte de uma série de trabalhos inspirados pelo pintor holandês, ao lado de obras de Anthony Gormley e James Casebre.

Em sua estreia na TEFAF, a Matthew Marks Gallery (estande 47) escolheu, entre outras obras, “White Yellow”, do grande pintor Ellsworth Kelly, peça que está sendo mostrada pela primeira vez em mais de 60 anos. O trabalho havia sido exposto nas galerias que representavam Kelly no início de sua carreira em Paris e Nova York, em 1958 e 1959, respectivamente. A brasileira Bergamin & Gomide, por sua vez, aposta em alguns dos maiores artistas brasileiros: Lygia Pape e Mira Schendel são alguns dos destaques do estande 95.

Além da seção de galerias expondo arte moderna e contemporânea, a TEFAF New York Spring também tem um setor dedicado à joalheria, à arte Africana e da Oceania, além de expositores dedicados à comercialização de antiguidades, oferecendo aos visitantes a oportunidade de construir uma visão mais abrangente de como a arte do nosso tempo é influenciada pelos mestres do passado.

TEFAF New York Spring
Visitação: até 08/05/18; todos os dias, 11h-12h, entrada para VIP; sábado, 12h-20h; domingo, 12h-18; segunda, 12h-20h; terça, 12h-18h.
Park Avenue Armory: 643 Park Avenue, Nova York. US$25 a US$75 (compre seu ingresso aqui)