The Guerrilla Girls

Dallas Museum of Art, Dallas

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

The Guerrilla Girls são um coletivo anônimo de mulheres artistas que se juntaram inicialmente para responder a e protestar contra uma exposição do Museum of Modern Art, de Nova York, intitulada “An International Survey of Painting and Sculpture“, de 1984. A mostra trazia apenas 13 mulheres e nenhum artista negro entre os 165 criadores apresentados. Usando máscaras de gorila e usando táticas de guerrilha e de marketing, as Guerrilla Girls criam uma arte de protesto para expor e denunciar a discriminação de gênero e de raça no mundo da arte e até fora dele.

As obras apresentadas nessa exposição vem do “Portfolio Compleat” das Guerrilla Girls e incluem o conjunto de 109 pôsteres, livros, vídeos e intervenções efêmeras criadas entre 1985 e 2016. Os cartazes expostos são uma nova aquisição do Dallas Museum of Art à sua coleção, ecoando a linguagem visual e as estratégias de publicidade urbana, com uso de textos grandes e negritos, imagens cômicas, referências da cultura pop e dados estatísticos empregados na mensagem pública do grupo.

The Guerrilla Girls
Visitação: até 09/09/18; terça a domingo, 11h-17h (quinta até 21h)
Dallas Museum of Art: 1717 North Harwood, Dallas, Texas. Ingressos: US$14.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support