Uruguay inaugura seu primeiro museu dedicado à arte contemporânea

Punta del Este passa a sediar o MACA, museu localizado em área bucólica que contará também o festival ARCA, dedicado ao cinema contemporâneo

Museo de Arte Contemporáneo Atchugarry
Museo de Arte Contemporáneo Atchugarry

Amantes de arte já terão uma boa desculpa para aproveitar Punta del Este! É que sábado passado, no dia 8 de janeiro, foi inaugurado em Punta del Este, Uruguay, o primeiro museu de arte contemporânea do país – o Museo de Arte Contemporáneo Atchugarry (MACA).

Situado em um terreno de mais de 360 mil m² de propriedade da Fundação Pablo Atchugarry, o museu é cercado por colinas, áreas florestadas e espelhos d’água, na região de Manantiales. O design dos prédios é assinado pelo arquiteto Carlos Ott, e inclui 5 salas de exibição e uma área externa dedicada a esculturas com 70 obras de renomados artistas internacionais. O complexo também dispõe de um teatro, um anfiteatro e um terraço externo que será utilizado para as projeções do Festival ARCA, além de um heliponto.

O MACA também abriga um novo festival de filmes artísticos, o Festival Internacional de Cine ARCA, cuja primeira edição aconteceu essa semana, idealizado para apresentar obras que representam a relação entre o cinema e a arte passando pelo cinema de ficção, documental e audiovisual.

Museo de Arte Contemporáneo Atchugarry
Museo de Arte Contemporáneo Atchugarry

O festival está programado para acontecer duas vezes por ano – em janeiro, em Punta del Este, e em dezembro, durante a Art Basel em Miami, onde fica baseada a fundação. As projeções na edição uruguaia ocorreram no anfiteatro externo, uma sala de exibição interna com capacidade 100 assentos e uma terceira tela para exibições artísticas, também externa. A disponibilidade de espaços externos vem em boa hora, considerando-se os protocolos atuais para o controle da pandemia da COVID-19.

As programações do museu e do festival dialogam com o intenso fluxo de visitantes estrangeiros em Punta del Este, razão pela qual foi escalado Sergio Fant para contribuir com sua programação, cuja experiência inclui o comitê de seleção do festival de Berlim, Veneza, Helsinki Documentary e Trento.

O MACA já pode ser visitado em Punta del Este e a entrada é totalmente gratuita.