9 filmes sobre arte para crianças

Pensando no período de isolamento social e também nas férias adiantadas que algumas escolas deram para seus alunos, decidimos criar alguns conteúdos especiais para os pequenos.

Portanto, reunimos aqui alguns filmes que abordam temáticas em torno da arte e que vão desde a classificação indicativa livre até classificação indicativa para 12 anos (você pode conferir em cada um). Nessa seleção, escolhemos filmes de várias partes do mundo e que usam várias técnicas diferentes.

1. Taare Zameen Par / Como Estrelas na Terra

Como Estrelas na Terra é uma produção indiana do gênero dramático que conta a história de um garotinho que tem muitas dificuldades na escola e não ganha a atenção devida para descobrir como reverter essa situação. Isso muda quando um professor substituto de artes chega a escola e percebe algumas questões acerca do menino, organizando um método para que ele possa desenvolver seus estudos de uma melhor maneira.

2. Big Eyes

Este filme biográfico fala sobre a vida e obra de Margaret Keane, pintora que ficou famosa por pintar retratos de pessoas com olhos enormes. O enredo reflete sobre a questão do reconhecimento das mulheres ao longo da História da Arte. Ele é dirigido por Tim Burton, tendo Amy Adams e Christoph Waltz no elenco e é indicado para maiores de 12 anos.

3. Furandāsu no inu / The Dog of Flanders

Uma jóia da literatura infantil inglesa, em livro escrito por Marie Louise de la Ramée, “The Dog of Flanders” foi adaptado mais de uma vez para as telas. O destaque fica para a adaptação japonesa feita em 1997, que transformou a história do pequeno Nello, um garoto que sonhava em ser um grande pintor, e seu cão inseparável, Patrasche, em anime. A classificação é livre.

4. My Kid Could Paint That

O documentário aborda a história de Marla Olmstead, uma garotinha de 4 anos, que ganhou holofotes porque produzia pinturas abstratas que foram vendidas milhares de dólares. mostra. Marla chegou a ser comparada com grandes mestres do abstracionismo, sendo chamada de “mini Pollock”. A classificação é livre.

5. Uma Garota Americana: Saige e as Cores do Céu

Esta produção embarca na história de uma garota apaixonada por artes que tem que lidar com uma série de situações a medida que vai crescendo. Uma delas é o fato de que a matéria de artes é tirada do currículo escolar, o que a deixa completamente chateada e faz com que ela pense em soluções para passar por isso. A classificação é livre.

6. Miss Potter

Um filme estrelado por dois nomes hollywoodianos,  Renée Zellweger e Ewan McGregor, Miss Potter conta a história de Beatrix Potter. Considerada um ícone da literatura mundial, ela criou e desenhou uma série de personagens que ultrapassaram apenas as páginas de livros, sendo reproduzidos em outros formatos. A classificação é livre.

7. Com Amor, Van Gogh

Esse poderia ser apenas mais um filme biográfico de Van Gogh com uma abordagem diferente, mas não é. Ele foi todo montado com técnica inovadora que permitiu que animação fosse construída por meio da técnica de pintura do artista, remontando seus traços frame por frame na tela. A classificação é para 12 anos.

8. Who Get’s To Call it Art?

Um documentário muito interessante que apresenta, por meio do olhar de Henry Gedlzahler, do Metropolitan Museum of Art, as ebulições do circuito artístico de Nova York nos anos 60. O curador foi responsável por carreiras como as de Andy Warhol, Jasper Johns, Frank Stella e muitos outros. A classificação é livre, mas como é um documentário, talvez os maiores de 10 anos gostem mais!

9. Art with Mati & Dada 

Um programa de desenho animado no Youtube para crianças que apresentada forma mais fofa e divertida grandes nomes da História da Arte. Os episódios giram em torno dos amigos Mati e Dada, que são transportados no tempo para conhecer os artistas renomados. A classificação é LIVRE, mas os episódios só estão disponíveis em inglês.