Cauê Alves assume curadoria do MAM-SP

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Após o anuncio de que Galciani Neves iria ocupar o cargo de curadora-chefe do  Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE), as atenções se voltaram para o futuro de Cauê Alves, que comandava a curadoria da instituição até aquele momento. Pois, então, agora sabemos: Cauê é o novo curador do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP)!

O novo curador é graduado em Filosofia pela USP. Pela mesma universidade, fez mestrado em Estética e tornou-se doutor em Estética e Filosofia da Arte. Hoje, Alves é professor do departamento de Arte da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP, onde também atua como coordenador do curso de Arte: História, Crítica e Curadoria. Durante 11 anos, também foi professor do Centro Universitário Belas Artes.

Mas ele não é um rosto desconhecido no MAM, muito pelo contrário. Ele foi curador do Clube de Gravura da instituição durante 10 anos, entre 2006 e 2016, e foi participou do Conselho Consultivo de Artes entre 2005 e 2007. Além disso, teve participação em curadorias da instituição, como a co-curadoria do 32º Panorama da Arte Brasileira.

Em seu currículo, também consta uma Bienal de Veneza, tendo sido curador assistente do Pavilhão Brasileiro da 56ª edição. Como curador-geral do MuBE, ele atuou por pouco mais de 4 anos. Sua chegada no MAM já vem com novidades muito importantes: sua proposta curatorial deve dar enfoque ao acervo e ao educativo da instituição, dando ênfase ao trabalho técnico de documentação, conservação e restauro.

Na área educativa, uma das novidades é que artistas com práticas pedagógicas devem ser convidados para desenvolver projetos junto ao educativo do MAM. Outro ponto que merece destaque é o fato de que o curador pretende realizar intervenções e mostras ao ar livre, aproveitando a área do Parque do Ibirapuera, onde o museu está localizado, e contemplando espaços externos além do Jardim de Esculturas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support