A Luta Continua. The Sylvio Perlstein Collection

Hauser & Wirth New York, 22nd Street, Nova York

A galeria Hauser & Wirth apresenta em seu espaço de Nova York “A Luta Continua”, a primeira apresentação nos Estados Unidos da Sylvio Perlstein Collection. Ao longo de mais de cinco décadas, Perlstein reuniu uma coleção profundamente pessoal, baseada em sua paixão pelas obras de artistas vanguardistas, em seu compromisso com o próprio aprendizado, e na abertura a uma imensa variedade de suportes. A coleção é surpreendentemente diversificada, traçando um percurso da arte do século XX: do dadaísmo e surrealismo, passando por abstração, land art, arte conceitual, minimalismo, pop art, op art, arte povera, novo realismo, até o contemporâneo. Acima de tudo, porém, “A Luta Continua” é o testemunho do poder do conhecimento e do talento de colecionar, algo que precisa ser aperfeiçoado por meio de esforço pessoal e, às vezes, muita coragem.

Com curadoria de David Rosenberg, “A Luta Continua” toma seu título da escultura neon homônima de Thomas Mulcaire, expressão original em português que adorna a fachada da casa do colecionador Perlstein. A mostra reúne mais de 360 trabalhos de cerca de 250 artistas. Entre eles figuram Josef Albers, Carl Andre, Diane Arbus, Hans Bellmer, André Breton, Marcel Broodthaers, Alexander Calder, Marcel Duchamp, Max Ernst, Hannah Höch, Jenny Holzer, Donald Judd, Sol LeWitt, René Magritte, Man Ray, Bruce Nauman, Brice Marden, Robert Morris, Edward Ruscha, Robert Ryman, Fred Sandback, Robert Smithson, Jean Tinguely e Andy Warhol.

Criado no Rio de Janeiro, Sylvio Perlstein viveu e viajou frequentemente entre o Brasil e Bélgica, França e os Estados Unidos. Esses deslocamentos tiveram um papel fundamental na evolução de sua coleção. Ainda jovem, o colecionador começou a frequentar exposições, conhecer artistas, trocar ideias com galeristas e outros colecionadores, e por fim estabeleceu uma rede de relacionamentos cultivados por anos a fio que sustentou uma íntima e crescente compreensão das inovações artísticas.

A Luta Continua. The Sylvio Perlstein Collection
Curadoria:
David Rosenberg
Abertura:
26/04, 18h-20h
Visitação:
até 27/07/18; terça a sábado, 10h-18h
Hauser & Wirth New York, 22nd Street:
548 West 22nd Street, Nova York. Entrada gratuita