Andy Warhol invade Tate Modern depois de 20 anos

Tate Modern, Londres

Londres receberá essa semana, a partir do dia 12/3, uma grande retrospectiva do artista norte-americano (e pai da pop art) Andy Warhol. Essa é a primeira mostra monográfica dedicada a Warhol na Tate Modern em mais de 20 anos, e reúne, além de suas imagens pop icônicas das latas de sopa de Marilyn Monroe, Coca-Cola e Campbell, trabalhos nunca antes vistos no Reino Unido. Vinte e cinco obras de sua série Ladies and Gentlemen – retratos de drag queens negras e latinas e mulheres trans – serão exibidas pela primeira vez em quase 30 anos!

Warhol foi um dos artistas mais reconhecidos do final do século XX, e até sua vida e obra continuam fascinando e sendo interpretadas de novo. Um homem tímido e gay, vindo de uma família religiosa migrante e de baixa renda, ele forjou seu próprio caminho para emergir como o epítome do movimento da pop art. Nascido em 1928 como Andrew Warhola, seu pai era um operário natural da atual Eslováquia. Em 1949, a família se mudou de Pittsburgh para Nova York, onde o artista passou a trabalhar como ilustrador comercial, explorando sua imensa habilidade de transformar imagens da cultura americana. Foi esse contato com as marcas e o imaginário da produção de massa que funcionou como motor do desenvolvimento da série de pinturas que se baseavam nas embalagens de latas de sopa Campbell’s, inaugurando uma nova abordagem sobre a arte: reprodutível, comercial, ligada à circulação mercadológica, refletindo a sociedade de consumo contemporânea.

Com base em estudos recentes, a mostra também funcionará como uma espécie de lente nova por meio da qual poderemos olhar de maneira renovada para este ícone americano, enfatizando temas recorrentes em torno de desejo, identidade e crença que emergem de sua biografia. Os visitantes poderão brincar com suas Silver Clouds flutuantes e experimentar o ambiente multimídia psicodélico de Exploding Plastic Inevitable, por exemplo, além de revisitar séries emblemáticas como as caveiras em serigrafia intituladas Skull, e o eterno ícone Elvis segurando um revólver.

Andy Warhol
Abertura: 12/03/2020
Visitação: até 06/09/2020; domingo a quinta, 10h-18h; sexta e sábado, 10h-22h
Tate Modern: Bankside, Londres. Ingressos: £22