Andy Warhol invade Tate Modern depois de 20 anos

Tate Modern, Londres

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Londres receberá essa semana, a partir do dia 12/3, uma grande retrospectiva do artista norte-americano (e pai da pop art) Andy Warhol. Essa é a primeira mostra monográfica dedicada a Warhol na Tate Modern em mais de 20 anos, e reúne, além de suas imagens pop icônicas das latas de sopa de Marilyn Monroe, Coca-Cola e Campbell, trabalhos nunca antes vistos no Reino Unido. Vinte e cinco obras de sua série Ladies and Gentlemen – retratos de drag queens negras e latinas e mulheres trans – serão exibidas pela primeira vez em quase 30 anos!

Warhol foi um dos artistas mais reconhecidos do final do século XX, e até sua vida e obra continuam fascinando e sendo interpretadas de novo. Um homem tímido e gay, vindo de uma família religiosa migrante e de baixa renda, ele forjou seu próprio caminho para emergir como o epítome do movimento da pop art. Nascido em 1928 como Andrew Warhola, seu pai era um operário natural da atual Eslováquia. Em 1949, a família se mudou de Pittsburgh para Nova York, onde o artista passou a trabalhar como ilustrador comercial, explorando sua imensa habilidade de transformar imagens da cultura americana. Foi esse contato com as marcas e o imaginário da produção de massa que funcionou como motor do desenvolvimento da série de pinturas que se baseavam nas embalagens de latas de sopa Campbell’s, inaugurando uma nova abordagem sobre a arte: reprodutível, comercial, ligada à circulação mercadológica, refletindo a sociedade de consumo contemporânea.

Com base em estudos recentes, a mostra também funcionará como uma espécie de lente nova por meio da qual poderemos olhar de maneira renovada para este ícone americano, enfatizando temas recorrentes em torno de desejo, identidade e crença que emergem de sua biografia. Os visitantes poderão brincar com suas Silver Clouds flutuantes e experimentar o ambiente multimídia psicodélico de Exploding Plastic Inevitable, por exemplo, além de revisitar séries emblemáticas como as caveiras em serigrafia intituladas Skull, e o eterno ícone Elvis segurando um revólver.

Andy Warhol
Abertura: 12/03/2020
Visitação: até 06/09/2020; domingo a quinta, 10h-18h; sexta e sábado, 10h-22h
Tate Modern: Bankside, Londres. Ingressos: £22 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support