Cao Fei abre exposição em Londres

Serpentine Galleries, Londres

A Serpentine Galleries, em Londres, inaugurou na semana passada a primeira grande mostra institucional do artista multimídia chinês, Cao Fei, no Reino Unido. Intitulada “Blueprints” – que poderia se traduzir livremente como esquema ou planta – apresenta trabalhos de 2006 a 2020, incluindo a estréia de seu primeiro trabalho de realidade virtual, The Eternal Wave.

Cao Fei (nascido em 1978, Guangzhou) hoje vive e trabalha em Pequim, e desenvolve pesquisas e trabalhos em vídeo, mídia digital, fotografia e instalação que abordam o rápido desenvolvimento tecnológico do nosso tempo. Sua produção é sustentada por uma exploração contínua da virtualidade, como esse recurso alterou radicalmente nossa percepção e noção de identidade e a maneira como entendemos a realidade.

No centro da exposição, há um impulso para a construção de um mundo, para imaginar e construir novos universos para seus personagens, que atravessam períodos passados, presentes e futuros. Esse modo de pensamento mágico leva à criação de espaços reais e ficcionais, físicos e virtuais, uma série de projetos que nos levam além de uma realidade cotidiana singular.

Nascido em 1978 em Guangzhou, Cao Fei é um dos jovens artistas chineses mais inovadores que surgiram no cenário internacional. Vivendo em Pequim, ela mistura comentários sociais, estética popular, referências ao surrealismo e convenções documentais em seus filmes e instalações. Seus trabalhos refletem sobre as mudanças rápidas e caóticas que estão ocorrendo na sociedade chinesa hoje.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support