Feira Art Basel 2018

Basileia

Este ano a feira Art Basel reúne 290 das mais importantes galerias do mundo, com obras de mais de 4.000 artistas. Quem visitar a feira poderá descobrir obras de arte moderna e contemporânea, incluindo pinturas, desenhos, esculturas, instalações, impressões, gravuras, fotografias, vídeo e arte digital.

O setor Feature apresenta projetos de artistas históricos e estabelecidos, com curadoria das próprias galerias. Os projetos podem incluir apresentações, justaposições e mostras temáticas de artistas que representam toda variedade de culturas, gerações e abordagens artísticas. Este ano esta seção conta com os brasileiros Paulo Bruscky, representado pela galeria Nara Roesler; Arthur Luiz Piza, representado pela galeria Raquel Arnaud; e o poeta Augusto de Campos, representado pela galeria berlinense Supportico Lopez.

Já o setor Statements apresenta projetos solo inéditos de artistas emergentes, que também estão concorrendo ao prestigioso “Baloise Art Prize”. O Baloise Group adquire obras de arte dos artistas ganhadores, e depois em seguida doa essas obras a importantes instituições artísticas da Europa. Em 2018, são 17 interessantes projetos de artistas como Christine Sun Kim (jovem artista americana surda que também é indicada ao Paulo Cunha e Silva Art Prize), representada pela White Space, de Beijing.

Com curadoria de Gianni Jetzer, o setor Unlimited é a plataforma de exibição de projetos que transcendem o tradicional estande das feiras de arte, incluindo esculturas e pinturas de grande dimensão, projeções de vídeo, instalações e performances ao vivo. São 72 grandes nomes da arte contemporânea, incluindo Ai Wei Wei, Francis Alÿs, Matthew Barney, McArthur Binion, Daniel Buren, Alberto Burri, Paul Chan, Douglas Gordon, Dan Graham, Camille Henrot, Jenny Holzer, Alfredo Jaar, Richard Long, Ibrahim Mahama, Yoko Ono, James Turrell, Cerith Wyn Evans e a brasileira Lygia Pape.

Já o segmento Parcours engaja o público com obras site-specific, intervenções e performances realizadas pelos bairros da cidade. Obras de artistas renomados e de jovens talentos estarão expostas nas redondezas da e na praça Münsterplatz (confira o mapa aqui!). Parcours tem curadoria de Samuel Leuenberger, do SALTS exhibition space. Para os interessados, é possível agendar visitas guiadas pelo setor para grupos aqui, ou pelo e-mail parcours@artbasel.com.

Além dos setores de galerias, a feira Art Basel também oferece um programa de exibição de filmes feitos por e sobre artistas, organizado e curado por Maxa Zoller. Conhecida por suas projeções experimentais, Zoller planejou um programa diverso e desafiador de obras que refletem sobre o complexo papel que a mídia tem no mundo globalizado de hoje, com destaque para filmes de William Kentridge, Hiwa K, Robert Smithson e Candice Breitz. Você pode conferir a programação completa aqui.

Complementando a programação da feira Art Basel, ainda há a seção Edition, que traz os principais editores de obras seriadas, gravuras e múltiplos, realizados em colaboração com grandes artistas; a seção Magazines, com publicações de arte de todo o mundo em estandes com revistas e editoras; e o programa Conversations, série de conversas e falas sobre tópicos que envolvem a cena da arte contemporânea global. Este último segmento é uma plataforma para diálogos dinâmicos entre membros proeminentes do mundo da arte, com diferentes perspectivas sobre produção, colecionismo e exposição de arte, com colecionadores, artistas, galeristas, curadores, arquitetos, advogados, críticos etc.

Art Basel
Preview VIP (apenas para convidados):
12/06/18, 11h-20h; 13/06/18, 11h-20h
Vernissage (apenas para convidados): 
13/06/18, 16h-20h
Visitação: 14/06/18 a 17/06/18, 11h-19h
Art Basel: Messeplatz 10, 4005 Basileia.
Ingressos: compre aqui
Dia – CHF 60, CHF 45 (bilheteria), CHF 50, CHF 40 (online)
Noite (depois das 17h) – CHF28
Dois dias – CHF 100 (bilheteria), CHF 90 (online)
Entrada permanente – CHF 140 (bilheteria), CHF 130 (online)