Bienal do Mercosul divulga artistas selecionados em Chamada Aberta

Primeiro edital nesse sentido realizado pela Bienal do Mercosul selecionou 20 artistas e coletivos para participar da exposição Transe, que acontecerá no Instituto Caldeira, em Porto Alegre

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Estela Sokol, Light art installation plexi glas, 2010.

O primeiro edital de Chamada Aberta para artistas da Bienal do Mercosul divulgou na última semana o seu resultado! Foram artistas 20 artistas e coletivos selecionados pela equipe curatorial da 13ª edição do evento, Marcello Dantas (curador-geral) e Laura Cattani, Munir Klamt, Tarsila Riso e Carollina Lauriano (curadores adjuntos). Foram recebidas por volta de 880 propostas de artistas e coletivos de 22 países, entre eles Argentina, México, Estados Unidos e Alemanha. Dentre os artistas escolhidos estão 15 brasileiros.

Os projetos inscritos estão dentro da proposta de explorar e investigar “novas tecnologias, linguagens e materiais, assim como revisam saberes e técnicas tradicionais” e serão desenvolvido ao longo de seis meses para serem apresentados na programação da bienal, que acontece em 2022. Esta exposição referente à Chamada Aberta acontecerá no Instituto Caldeira e é intitulada Transe.

De acordo com Carmen Ferrão, presidente da fundação que faz a gestão da Bienal do Mercosul, foi criada “uma verdadeira comunidade, com um número incrível de participantes e com projetos vindos de diversos locais. E esse é o espírito da 13ª Bienal do Mercosul, uma mostra inclusiva e disruptiva”. Para o curador geral, os projetos selecionados surpreenderam por trazerem também “pesquisas que relacionam arte, biologia e elementos orgânicos que se mostraram consistentes e bastante inovadoras”.

Abaixo, confira todos os artistas selecionados:

Biosound Sculpture Group – Brasil e Espanha
Bruno Borne – Brasil
Cesar & Lois – Brasil e Estados Unidos
Craca – Brasil
Elias Maroso – Brasil
Esfincter – Peru
Estela Sokol – Brasil
Fernando Sicco – Uruguai
Franco Callegari – Argentina
Gabriela Mureb – Brasil
Guto Nóbrega – Brasil
Ivan Cáceres – Bolívia
Leandra Espírito Santo – Brasil
Lucas de Sordi – Brasil
Nati Canto – Brasil
Nídia Aranha – Brasil
Pedro Carneiro – Brasil
Pierre Fonseca – Brasil
Poema Mühlenberg – Brasil
Vítor Mizael – Brasil

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support