Donald Judd: Paintings

Institute of Contemporary Art, Miami

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

“Donald Judd: Paintings” é a primeira exposição museológica dedicada exclusivamente a  pinturas raramente expostas ou publicadas. Criadas entre 1959 e 1961 por Donald Judd, um dos maiores nomes do minimalismo norte-americano, as 14 obras são peças cruciais na transição do artista, experimentos com formas e cores usados para desenvolver melhor suas ideias em trabalhos tridimensionais. Ainda que Judd seja comumente associado a esculturas de grande escala, ele experimentava com a superfície, com diferentes figuras, com o espaço e com o uso da cor, assim como com padrões únicos. Suas ideias sobre o pictórico foram essenciais para informar a relação entre representação do espaço e pintura, tão evidente em todo seu trabalho.

A exposição oferece um entendimento ampliado do artista, trazendo obras nunca haviam sido vistas em conjunto – elas revelam a passagem de Judd da figuração às composições abstratas de cor e linhas nas quais prevalece o interesse por estrutura e espaço. Já no ano seguinte à conclusão do conjunto, esses elementos se desdobraram em trabalhos tridimensionais e pautaram as décadas seguintes da produção de Judd. A exposição também apresenta uma das esculturas curvas do artista, untitled (1964), que representa sua constante experimentação com as intersecções entre pintura e escultura, forma e luz.

 

Donald Judd: Paintings
Abertura: 05/04, 19h
Visitação: até 15/07/18; terça a domingo, 11-19h
ICA Miami: 61 NE 41st Street, Miami. Entrada gratuita (ingressos podem ser reservados antecipadamente aqui)

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support